FSearch 0.2 melhora pesquisa e acaba com suporte ao snap

Confira a utilidade desta ferramenta.

Uma nova versão do aplicativo Linux de localização de arquivos super rápido FSearch já está disponível para download. Ele existe para ajudar os usuários a encontrarem o que quiserem, independentemente do diretório em que esteja armazenado. Sendo assim, o FSearch 0.2 melhora pesquisa e acaba com suporte ao snap. Funciona como uma espécie de ‘Everything Search Engine’ para Linux.

De qualquer forma, este é um utilitário de pesquisa de GUI que cumpre o que promete. Portanto, uma atualização é sempre algo importante.

Mecanismo de pesquisa aprimorado do FSearch 0.2

Encontre ainda mais coisas, rápido

O FSearch 0.2 é o primeiro lançamento de recursos deste ano, e entrega o prometido. No coração do FSearch está o seu motor de busca, e para o FSearch 0.2 este componente é “muito melhorado”.

Agora você pode pesquisar entradas com base no tamanho relativo, data de modificação, profundidade da pasta, extensão do arquivo, tipo de conteúdo, número de filhos (não, não esses) e muito mais – isso é além de tudo o que você poderia pesquisar antes.

Além disso, agora podemos usar ORNOTem consultas de pesquisa (os espaços em branco já eram tratados como AND). Este é um power up sério, como os desenvolvedores do FSearch, Christian Boxdörfer, mostram neste exemplo:

Para localizar todos os arquivos JPG e PNG modificados no último mês que tenham mum ou dad no nome do arquivo, execute a seguinte sintaxe de pesquisa atualizada no FSearch 0.2:

Terminal
(mum OR dad) ext:jpg;png dm:lastmonth

Lembre-se: o FSearch retorna resultados praticamente assim que você começa a digitar, portanto, talvez seja necessário concluir uma consulta de pesquisa para encontrar o que você precisa!

Mantendo essa veia de melhoria, agora é possível modificar filtros existentes e criar novos filtros no FSearch 0.2. Se você estiver vasculhando uma pasta ou unidade específica, poderá criar um novo filtro no painel Preferências > Pesquisar > Filtro especificando o caminho e aplicá-lo rapidamente a pesquisas futuras no menu de filtro ao lado da caixa de pesquisa.

Outras mudanças no FSearch 0.2:

  • Abortar consultas/classificação lentas
  • Novo filtro: aplicativos de desktop
  • Opção para iniciar aplicativos de desktop ( .desktop arquivos)
  • Mostrar ícones de aplicativos da área de trabalho para  .desktop arquivos
  • Opção para sair do FSearch quando  ESC é pressionado
  • Role a lista de resultados ao selecionar arquivos com elástico
  • Inverta a seleção com elástico pressionando Ctrl 
  • Open with menu mostra apenas aplicativos que suportam todos os arquivos selecionados
  • Excluir  /proc e  /sys por padrão

Observe que o aplicativo FSearch Snap não é mais compatível. Há detalhes no FSearch Github mas, para resumir, o formato do pacote “limita a funcionalidade e utilidade do FSearch”. Alguns aplicativos que precisam escapar do sandboxed podem obter um passe para fazê-lo (você pode executar --classic durante a instalação), mas isso foi negado ao FSearch.

Ainda assim, a melhor maneira de instalar o FSearch no Ubuntu é fazer uso do PPA oficial. Mesmo quando o Snap estava ativo, essa era a rota que eu usava.

Terminal
sudo add-apt-repository ppa:christian-boxdoerfer/fsearch-stable

Seguido por:

Terminal
sudo apt install fsearch

Usando uma distribuição não baseada no Ubuntu? Você pode encontrar o FSearch disponível nos repositórios nativos ou instalá-lo a partir do AUR se estiver no Manjaro, EndeavourOS etc.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile