FSF aprova WiFi 802.11n, placas Opteron e cabo USB para impressora paralela

As recomendações são para usuários mais puristas, que querem aparelhos sem softwares proprietários.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

A Free Software Foundation (FSF) aprova WiFi 802.11n, placas Opteron e cabo USB para impressora paralela. A Free Software Foundation publicou esta semana seu guia de compras de fim de ano de 2023 para serviços e produtos que atendem aos seus padrões de software livre puro, como dispositivos de hardware de computador que “respeitam sua liberdade”, independentemente da idade do hardware.

A Free Software Foundation publicou seu 14º “Ethical Tech Giving Guide” anual que recomenda smartphones usando sistema operacional replicante derivado do Android e para evitar iPhones, para computadores desktop eles recomendam um desktop “Vikings D8” como uma placa-mãe ASUS com Libreboot/Coreboot voltando da época do AMD Opteron, mini adaptadores WiFi 802.11n, e-books sem DRM e para ficar longe da Amazon.

As recomendações de hardware da FSF para a temporada de compras natalinas de 2023 são difíceis de entender, exceto entre os mais puristas do software livre. A Vikings D8 é uma placa-mãe ASUS KGPE-D16 com Libreboot Coreboot-downstream. O ASUS KGPE-D16 é da série AMD Opteron 6000 e possui suporte de memória DDR3-1600. Esta placa-mãe de servidor desatualizada exibiu o Libreboot e é vendida por € 593,81 (~$650 USD).

FSF aprova WiFi 802.11n, placas Opteron e cabo USB para impressora paralela

Além de ter o firmware de código aberto, é difícil argumentar a favor dele, especialmente dada a era das vulnerabilidades de segurança da CPU de hoje e CPUs desatualizadas que não veem nenhuma atualização de microcódigo ou qualquer orientação formal de segurança – junto com o fato de a FSF não gostar de sistemas fechados de microcódigo de origem que não está incorporado ao hardware. Mas então, para aqueles preocupados com o meio ambiente/clima, esses sistemas desatualizados de “software livre” são terrivelmente menos eficientes em termos de energia do que CPUs/sistemas mais recentes.

O guia de hardware Respect Your Freedom da FSF que eles recomendam para presentes em 2023 também permanece repleto de hardware de anos atrás: adaptadores WiFi 802.11n, um microfone de mesa USB, vários modelos antigos de ThinkPad com Libreboot, som estéreo externo USB 2.0 e para alguém muito especial em 2023 é um cabo USB para impressora paralela. A FSF endossou originalmente o cabo USB para impressora paralela em 2019. O hardware desatualizado não é mais barato, mas muitas vezes exige um prêmio significativo devido ao escopo limitado.

Existem alguns itens mais recentes e relevantes que fazem parte da lista FSF RYF, como a impressora Raptor Computing Systems Talos II e LulzBot 3D, mas para a maioria dos hardwares da lista está terrivelmente desatualizado e difícil de levar a sério, exceto para os mais dedicados puristas de software. As intenções da lista RYF da FSF são boas, mas a execução é fraca e o triste estado da indústria de hardware (aberta).

De qualquer forma, os interessados ??no Guia de Doação de Presentes da Free Software Foundation 2023 podem encontrá-lo em FSF.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.