FSF critica Google por descartar JPEG-XL no Chrome

A descontinuação do formato foi anunciado recentemente pela empresa.

Em outubro passado, os engenheiros do Google decidiram que iriam descontinuar o suporte a JPEG-XL no Chrome devido a algumas razões debatidas para a mudança. Mesmo em meio ao alvoroço da comunidade, eles abandonaram o suporte a JPEG-XL. Então, a FSF critica Google por descartar JPEG-XL no Chrome.

A Free Software Foundation finalmente comentou sobre o assunto.Na semana passada, a Free Software Foundation finalmente comentou sobre a decisão do Google de desaprovar o JPEG-XL e a FSF diz que enfatiza a necessidade de escolha do navegador e formatos de mídia gratuitos.

FSF critica Google por descartar JPEG-XL no Chrome. Greg Farough da FSF escreveu:

Embora não possamos vincular o rastreador de problemas do Google diretamente por causa de outro problema de liberdade – o uso de JavaScript não livre – fomos informados de que o problema relacionado à remoção do JPEG-XL é o segundo problema mais “estrelado” da história. do projeto Chromium, a base nominalmente gratuita para o navegador Google Chrome.

Os usuários do Chromium saíram da toca para pedir ao Google que não tomasse essa decisão. Mesmo assim, ele tomou essa decisão, sem se preocupar em responder às preocupações dos usuários.

Não estamos certeza de qual métrica ele está usando para avaliar o interesse de “todo o ecossistema”, mas parece que os usuários deram ao JPEG-XL uma forte demonstração de apoio. Por sua vez, o que os usuários receberão é outra faceta da web que o próprio Google controla: o formato AVIF.

Como a resposta à depreciação do JPEG-XL mostrou, nossa união e dizer ao Google que queremos algo não é capaz de fazê-lo mudar de ideia. Continuará querendo o que quer: controle; vamos continuar querendo o que queremos: a liberdade.

Os interessados ??no post completo da Free Software Foundation podem encontrá-lo em FSF.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile