Funcionários do Snapchat espionaram usuários da rede!

Os funcionários da gigante da mídia social Snap Inc. abusam das ferramentas internas de dados da empresa para acessar os dados de seus usuários e espioná-los, informa a Motherboard.

Para quem não sabe, a Snap Inc. é uma empresa americana de tecnologia e câmeras, com sede em Santa Monica, na Califórnia, e que possui quatro produtos: Snapchat, Spectacles, Bitmoji e Zenly.

De acordo com dois ex-funcionários, um funcionário atual e um monte de e-mails internos da empresa obtidos pela Motherboard tinham acesso a ferramentas internas que permitiam aos funcionários do Snap acesso a informações confidenciais, como localização, salvamento de snaps, números de telefone e endereços de e-mail dos usuários.

A equipe de spam e abuso do Snap, uma equipe de Operações do Cliente e funcionários de segurança têm acesso à ferramenta SnapLion, que é usada para coletar informações sobre usuários no tratamento de solicitações de cumprimento da lei. Um ex-funcionário disse ao Motherboard que o SnapLion oferece “as chaves do reino”.

Embora a ferramenta SnapLion seja usada dentro da empresa para fins legítimos, um dos funcionários ex-Snap disse que o abuso de acesso a dados ocorreu “algumas vezes” no Snap. No entanto, em seu relatório, a Motherboard informou que não foi possível verificar exatamente como os dados foram usados ??de maneira incorreta.

Um dos ex-funcionários disse que o abuso de acesso a dados ocorria algumas vezes no Snap. Essa fonte e outro ex-funcionário especificaram que o abuso foi realizado por vários indivíduos. Um e-mail do Snapchat obtido pela Motherboard também mostra os funcionários discutindo amplamente a questão das ameaças internas e o acesso aos dados, e como eles precisam ser combatidos.

Falando sobre o assunto, a empresa disse em comunicado que:

…proteger a privacidade é fundamental no Snap. Mantemos muito poucos dados de usuários e temos políticas e controles robustos para limitar o acesso interno aos dados que temos. Acesso não autorizado de qualquer tipo é uma clara violação dos padrões de conduta comercial da empresa e, se detectado, resulta em rescisão imediata.

Além dos emails internos da empresa, não há outra confirmação quanto à existência da ferramenta. Além disso, também é desconhecido se a ferramenta ainda é usada hoje para abusar das informações dos usuários.

Com informações do vice
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile