in

Fundação Linux se une à Fundação RISC-V

Fundação Linux se une à Fundação RISC-V para promover o código aberto

A Fundação Linux e a Fundação RISC-V estão anunciando um esforço de colaboração conjunta para promover o desenvolvimento e a adoção de código aberto. Tudo isso em torno dessa arquitetura de conjunto de instruções de CPU livre de royalties. Confira aqui que a Fundação Linux se une à Fundação RISC-V para promover o código aberto.

Novos aplicativos

Fundação Linux se une à Fundação RISC-V para promover o código aberto

Ambas as partes esperam que isso aumente o ecossistema RISC-V e leve a novos aplicativos e arquiteturas para computação.

No anúncio, a Fundação Linux diz que eles estarão fornecendo

um fluxo de recursos para o ecossistema RISC-V, como programas de treinamento, ferramentas de infra-estrutura, além de alcance comunitário, marketing e experiência jurídica.

Segundo relatos, a primeira ação de sua agenda de cooperação conjunta é um conjunto de guias de “introdução”. Essas guias dizem respeito ao Linux e a projetos de código aberto na arquitetura RISC-V.

Com a rápida adoção internacional da ISA RISC-V, precisamos aumentar a escala e os recursos para suportar o crescimento explosivo do ecossistema RISC-V. A Linux Foundation é um parceiro ideal, dada a natureza de código aberto das duas organizações, disse Rick O’Connor, diretor executivo da RISC-V Foundation.

Essa colaboração conjunta com a Linux Foundation permitirá que a RISC-V Foundation ofereça suporte mais robusto e ferramentas educacionais para a comunidade RISC-V ativa, além de permitir que sistemas operacionais, implementações de hardware e ferramentas de desenvolvimento sejam escalonadas mais rapidamente, diz o anúncio.

O RISC-V tem uma grande tração em vários mercados, com aplicativos para IA, aprendizado de máquina, IoT, realidade aumentada, nuvem, data centers, semicondutores, redes e muito mais. O RISC-V é uma tecnologia que tem o potencial de avançar bastante na arquitetura de hardware aberto ”, disse Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation. “Estamos ansiosos para colaborar com a Fundação RISC-V para promover a adoção do RISC-V ISA e construir um forte ecossistema globalmente.

Mais detalhes foram publicados no site LinuxFoundation.org.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Pesquisadores encontram uma nova campanha de phishing que visa Spotify

Pesquisadores encontram uma nova campanha de phishing que visa Spotify

Usuários Linux relatam problemas com placas-mãe ASRock

Usuários Linux relatam problemas com placas-mãe ASRock