Fundador do SolusOS abandona projeto
Ikey Doherty, fundador do SolusOS

O fundador do projeto SolusOS, Ikey Doherty, divulgou uma carta aberta em que anuncia a saída dele do projeto. O Solus é uma distribuição criada em 2015 que lançou o desktop Budgie, um dos mais elogiados da comunidade Linux. Confira neste post que o Fundador do SolusOS abandona projeto.

Afastamento já dura algum tempo

Na carta, Ikey não divulga a data exata do afastamento. Além disso, não estão claras as circunstâncias sob sua decisão de desaparecer do projeto. Ele se limita a dizer que está bem e compartilhou uma mensagem para transmitir à comunidade.

Ikey Doherty deixou a Intel no ano passado para trabalhar em tempo integral na Solus. Porém, de repente, ele sumiu do projeto. A Solus, no entanto, conseguiu se sustentar graças aos desenvolvedores da comunidade envolvidos e entusiasmados com a distribuição. Eles tiveram alguns desafios desde a sua partida, mas estão resolvendo isso para que o projeto possa sobreviver por conta própria.

Doherty nos procurou o site Phoronix para publicar a carta aberta à comunidade Solus. Infelizmente, ele não retornará ao desenvolvimento da Solus. Porém, deseja um grande futuro ao sistema.

Confira a carta na íntegra:

Solus anuncia melhorias na área de trabalho Budgie

Grupo de notificações do Solus Budgie

Gostaria de começar agradecendo a equipe da Solus por todo o seu trabalho e paixão ao longo dos anos. Em resposta ao post recente no blog, eu não vejo de forma alguma o que eles fizeram como uma “aquisição hostil”, mas sim uma evolução natural do projeto.

A verdade é que o projeto Solus manteve seus próprios méritos e perfil por um longo tempo, e moveu-se por conta própria. Durante muito tempo, eu disse que eu era apenas o primeiro morador da cidade que se tornaria Solus. Com o tempo, ela precisaria dos seus próprios arquitetos, planejadores e prefeito.

Embora seja verdade que isto não foi uma “pausa limpa” para mim – só posso dizer que existem circunstâncias atenuantes do porquê que isto aconteceu, durante alguns dos momentos mais difíceis da minha vida.

A desculpa será dizer que estou sem acesso a muitas das minhas contas antigas, o que não é algo que eu consiga corrigir. No entanto, enviei instruções por e-mail para Josh para que a equipe da Solus possa retomar a propriedade do nome de domínio, como meu último gesto. 

Elogios a atual equipe

Analisando a linha do tempo da equipe Solus, é claro que eles são mais apaixonados pelo projeto do que ninguém, e vão sobreviver a qualquer coisa. Por essa razão, estou satisfeito com a liderança deles no projeto. Além disso, atribuo todos os direitos intelectuais, de nomeação e de marca relativos à propriedade da Solus ao coletivo, com efeito imediato e permanente, reconhecendo-os como proprietários oficiais e líderes do projeto. 

Solus é um projeto construído sobre uma visão compartilhada, não a voz de uma pessoa. A equipe e a comunidade têm provado seu valor repetidas vezes, em busca de excelência técnica de maneira não comprometedora. 

Eu aplaudo os esforços deles nestes tempos difíceis, e não posso esperar para ver onde eles vão a seguir. Solus é um projeto que sobreviverá a todos nós, um tributo de status imortal construído através da paixão e amizade. 

Ikey continua incentivando os atuais desenvolvedores

Como um pedido final para a equipe Solus, de um que se considera um amigo, peço que eles permaneçam fortes em relação à sua causa, e superem a toxicidade e a política que assolam o mundo desktop Linux, para permanecer um farol brilhante de esperança. exemplo de como deve ser o código aberto. Nunca tenham medo de estarem errados, e não recuem da auto-reflexão.

Estou orgulhoso de todos vocês – e é quase certo que nos encontraremos novamente em um futuro próximo. Afinal, o GitHub é tão grande. No entanto, é improvável que eu esteja buscando envolvimento pessoal no projeto.  

Recado aos usuários

Segundo ele, o projeto sobreviverá aos percalços, resistindo diante de desafios e adversidades.

O Solus é construído com base na promessa de excelência técnica e experiências de usuário excepcionais, e possui excelente liderança e visão rígida para tornar isso possível. A equipe trabalhou duro para você por tanto tempo e continuará a fazê-lo. 

Ikey Doherty (amigo do Solus)

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Kernel 4.19 recebe atualização

Previous article

CPod, um aplicativo para podcast de código aberto

Next article

You may also like

More in Notícias