Fwupd 1.8.7 lançado com suporte de atualização de firmware Linux para mais hardware

Confira os novos recursos que acabam de chegar nesta versão.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Fwupd 1.8.7 está disponível com suporte para atualização de mais firmware de dispositivo no Linux para hardware diferente, além de várias correções e outros aprimoramentos. Por outro lado, o Fwupd 1.8.7 adiciona suporte para mais laptops Linux Star Labs e GPUs Intel Discrete.

O Fwupd 1.8.7 agora é capaz de medir a integridade do sistema ao instalar atualizações UEFI, alterna para a compactação XZ em metadados para reduzir o uso de largura de banda em cerca de 25% e corrige uma variedade de bugs que afetam versões anteriores do Fwupd.

Fwupd 1.8.7 lançado com suporte de atualização de firmware Linux para mais hardware

Há muito suporte de hardware novo que pode lidar com a atualização de firmware com o Fwupd, incluindo:

– Mini Hub Anker Thunderbolt 4- Hardware háptico ELAN- Dispositivos de impressão digital lenfy- Goodix GF3258WNC- GPUs discretas Intel (experimental)- Mais laptops Star Labs- QSI Godzilla Creek Reference Hub

O suporte contínuo para laptops Star Labs é bom junto com o outro suporte periférico. O suporte inicial de atualização de firmware para GPUs discretas da Intel também é ótimo. Este suporte de atualização de firmware dGPU também foi esclarecido pela Intel em torno do manuseio GSC/HECI – veja essa atualização do artigo para mais detalhes, mas esse plug-in pode de fato funcionar em sistemas AMD.

Como em todos os novos lançamentos do fwupd, a versão 1.8.7 está aqui para adicionar suporte para mais hardware, incluindo mais laptops Linux da Star Labs (provavelmente o próximo laptop StarFighter), dispositivos de leitura de impressão digital, hardware háptico ELAN, Goodix GF3258WNC, Anker Thunderbolt 4 Mini Hub, QSI Godzilla Creek Reference Hub, bem como suporte experimental para GPUs discretas Intel.

Novos recursos

Alguns novos recursos também estão presentes nesta versão, como suporte para metadados compactados em xz, que devem reduzir a largura de banda usada para baixar arquivos de firmware em aproximadamente 25%, uma nova verificação HSI para os hashes ‘Key Manifest’ vazados da Lenovo, como bem como a capacidade de medir a integridade do sistema ao instalar atualizações UEFI e registrar mais dados DMI do host ao enviar um relatório de falhas de DBX.

Além disso, o fwupd 1.8.7 adiciona documentação para três atributos HSI existentes, adiciona suporte para carregar CoSWID quando apenas uma função é definida, adiciona o requisito de reinserção para dispositivos Analogix, adiciona a capacidade de analisar metadados com mais de 1 MB de tamanho , e garante que a permissão do arquivo de configuração esteja definida corretamente para plug-ins integrados.

Entre alguns dos bugs corrigidos nesta versão, há uma regressão que ocorreu ao usar o comando fwuptool install-blob com firmware FMAP e uma falha de compilação ao compilar fwupd sem efiboot.

O Fwupd 1.8.7 também apresenta suporte para contar apenas os hashes da Microsoft ao obter a versão DBX e apenas usar o IFD quando o sistema é baseado em Intel e remove o suporte para os links simbólicos a seguir ao procurar dispositivos ESP.

Para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no fwupd 1.8.7, confira as notas de lançamento na página do GitHub, de onde você também pode baixar o tarball fonte se quiser compilar esta versão você mesmo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.