Notícias

07/12/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Gamebuntu App promete tornar jogos no Ubuntu mais interessantes

Ele instala e confira vários programas e recursos necessários aos jogadores.

Gamebuntu App promete tornar jogos no Ubuntu mais interessantes

Acaba de sair uma novidade interessante para quem deseja jogar usando Linux, mais especificamente uma distribuição Ubuntu e derivadas. É que foi anunciada a chegada do Gamebuntu, um novo aplicativo criado pelo mantenedor da distribuição Ubuntu Unity para ajudar os recém-chegados ao Linux a construir uma configuração do Ubuntu pronta para jogos em suas máquinas de jogos.


Embora possa soar como uma nova distribuição baseada no Ubuntu, Gamebuntu é na verdade um aplicativo simples que instala automaticamente um monte de coisas que seu criador Rudra Saraswat acredita serem necessárias para uma configuração de jogo completa e totalmente funcional no Ubuntu.

O aplicativo é direcionado a ex-usuários do Windows que desejam mudar do Windows para o Linux/Ubuntu e fazer alguns jogos. Ele funciona em praticamente qualquer versão ou derivada do Ubuntu com suporte e atua tanto como um instalador quanto como um iniciador.

Gamebuntu App promete tornar jogos no Ubuntu mais interessantes

O Gamebuntu foi testado no próximo lançamento Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e com um único clique do mouse no botão “Instalar” ele instalou o Steam, o poderoso aplicativo de screencasting e streaming OBS Studio, gerenciador de jogos Lutris, ferramentas avançadas de manipulação de áudio PulseEffects , Wine para instalar jogos e aplicativos do Windows e Heroic Launcher para jogar na loja Epic.

O aplicativo também atualiza a pilha de gráficos Mesa para uma versão mais recente de um PPA não oficial e instala alguns pacotes extras como mesa-utils, vulkan-tools e libegl1: i386, ele muda o kernel do Linux para o kernel XanMod em tempo real , instala o O aplicativo de supressão de ruído do microfone em tempo real NoiseTorch permite clicar para minimizar no GNOME e também instala o reprodutor de mídia VLC, o media center Kodi e o aplicativo de monitoramento MangoHud para jogadores.

Gamebuntu em ação

“Gamebuntu é um aplicativo que ajuda a configurar um ambiente completo para jogos no Ubuntu sem quaisquer outros ajustes”, diz Rudra Saraswat. “Destina-se a novos usuários do Windows que desejam jogar no Ubuntu.”

Durante a instalação inicial, uma janela de terminal será aberta para instalar e configurar todas as coisas que mencionei acima. A janela do terminal será fechada automaticamente quando terminar de instalar os pacotes e você pode literalmente iniciar algumas sessões de jogos sérias abrindo seus aplicativos favoritos na janela do Gamebuntu.

Aplicativos de navegador da Web como Twitch e YouTube Studio serão iniciados diretamente na janela do Gamebuntu, enquanto coisas como Discord ou Xbox Game Pass serão abertos no navegador padrão (por exemplo, Firefox). O aplicativo também possui um atalho para o utilitário de software e atualizações do Ubuntu se você precisar instalar drivers extras necessários para o seu hardware.

Se você é novo no Ubuntu e quer jogos sérios, você deve dar uma chance ao Gamebuntu. O aplicativo está disponível para download como um AppImage que não requer instalação, bem como um aplicativo Snap que você pode instalar facilmente a partir do Ubuntu Snap Store usando o comando a seguir em um Terminal:

Terminal
sudo snap install --dangerous --classic /path to snap file

No entanto, o arquivo snap pode estar desatualizado. Verifique também seu código-fonte no GitLab.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×