in

Gamecube é transformado em um mini PC

MOD Great God transforma Gamecube na plataforma ATI há 20 anos em um mini PC!

A Nintendo lançou o famoso Gamecube a quase 20 anos, e com isso muitos admiradores ainda sentem saudades do console de videogame para uso doméstico. E assim, aquele console quadrado com processador IBM e GPU ATI ainda sobrevive ao longo dos anos, e muita gente sempre tenta reaproveitá-lo de alguma maneira.

No entanto, além de peso de papel ou até quem sabe troféu de estantes, o Gamecube ganhou vida nova pelas mãos do MOD Great God (deus do PC Mod) Tech By Matt, conseguiu transformar o Gamecube em um PC equipado com o processador AMD Ruilong 3 3200G APU. Mas, a mudança não foi fácil, foi preciso alguns ajustes para que tudo funcionasse.

E assim, diante do propósito, algumas dificuldades apareceram como o próprio tamanho do Gamecube que dificultou a instalação da placa-mãe ITX, por isso o Matt comprou o ASRock Deskmini A300. Assim, este ultra-mini PC conta com uma placa-mãe STX com um slot AM4 atendendo completamente aos requisitos.

Por tanto, para conectar a placa-mãe foi necessário um corte no chassi interno, mas sem grandes perdas. Matt tentou de tudo para manter a interface original do Gamecube, ele não queria que a aparência saudosista fosse alterada após a transformação.

Com isso, Matt comprou uma estação de acoplamento que suporta a interface e soldou em série à interface USB da placa-mãe. Desta forma, após esses ajustes, a única coisa que não funcionou como deveria foi o leitor de CD, mas todo o resto funciona tranquilamente.

Por fim, e não menos importante, quem olha e não conhece toda a trajetória dos ajustes, pode achar que é um PC moderno no formato Gamecube, com direito a um processador AMD RyzenTM 3 3200G, memória de 16GB (2x8GB), SSD de 512 GB.