Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

07/08/2021 às 08:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GameMaker Studio 2 apresenta um editor Ubuntu Linux em Beta

NVIDIA lança um novo driver Vulkan Beta com 470.56.05

GameMaker Studio 2 apresenta um editor Ubuntu Linux em Beta

Em um movimento surpreendente, a YoYo Games anunciou um beta inicial para GameMaker Studio 2 versão 2.3.4 que traz consigo um novo IDE para Ubuntu Linux. Então é possível fazer jogos GMS no Ubuntu agora.YoYo deixou bem claro que está continuando a oferecer suporte apenas ao Ubuntu diretamente, então não espere que funcione ou obtenha suporte em outras distribuições. 

Do mesmo modo, eles mudaram o editor para usar SDL para todas as entradas e saídas de áudio, que dizem corrigir algumas diferenças antigas entre o editor em diferentes plataformas e para “oferecer um melhor suporte a dispositivos de entrada modernos e novos sistemas operacionais no futuro”. Além disso, eles também estão usando FNA3D, a biblioteca de gráficos 3D para FNA, em todas as plataformas para o editor também.

GameMaker Studio 2 apresenta um editor Ubuntu Linux em Beta

Atualmente, ele vem com alguns problemas conhecidos, incluindo:

  • O IDE trava ao copiar qualquer texto 7 vezes ou mais (portanto, esteja atento a este, pois pode parecer “travamentos aleatórios”).
  • Você só pode construir jogos para Ubuntu (sem outras plataformas).
  • O depurador não está funcionando.
  • Limpar o cache do projeto pode gerar erros – portanto, pode ser necessário limpar o cache manualmente se tiver problemas para construir projetos.
  • Durante as compilações da VM, o diretório de instalação está sendo definido como /tmp quando deveria ser ~/ GameMakerStudio2 como o YYC usa.
  • A visualização de páginas de textura em Opções do jogo não abre o explorador de arquivos.
  • Nenhuma associação de arquivo é definida pelo instalador.
  • Nem é possível definir associações de arquivo manualmente mais tarde.
  • Se você Salvar /Salvar como /Exportar e, em seguida, ficar ocioso na janela do explorador de arquivos, isso pode causar um pop-up redundante /inofensivo “Não está respondendo”.

Considerando o quão popular o GameMaker Studio 2 é, esta é uma grande vitória para o Linux em geral. Parece que ser adquirido pela Opera Software no início deste ano está indo bem.

Veja o anúncio , com links para os changelogs atuais.

NVIDIA lança um novo driver Vulkan Beta com 470.56.05

GameMaker Studio 2 apresenta um editor Ubuntu Linux em Beta

Seguindo a recente versão estável 470.57.02 que adicionou DLSS para Proton, renderização OpenGL acelerada por hardware e Vulkan no Xwayland e reprojeção assíncrona – há um novo Vulkan Beta Driver lançado hoje com 470.56.05.

Esta versão se concentra em conectar mais extensões, incluindo:


Este driver beta Vulkan especial é onde todas as coisas novas e brilhantes entram antes de chegar à versão estável para todos. Na verdade, ele é voltado principalmente para desenvolvedores e entusiastas sérios. A menos que você precise do conteúdo deles, geralmente é melhor usar os drivers estáveis.

As versões estáveis mais recentes do driver NVIDIA principal para Linux estão em NVIDIA 470.57.02 lançado em 19 de julho de 2021 de sua série “Production Branch” ou 465.31 lançado em 29 de abril de 2020 de sua série “New Feature”.

Via GamingonLinux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.