A Take-Two anunciou oficialmente que Grand Theft Auto 6 (GTA 6) será lançado em 2025, após mais de dez anos de espera desde o sucesso de GTA 5 em 2013. O último título ainda segue forte nas vendas, impulsionado por sua excelente qualidade e pela experiência no modo online, que continua a manter os jogadores engajados. Com a chegada de GTA 6, há grandes expectativas de que ele não só supere seus antecessores, mas também revitalizará o mercado de consoles.
O lançamento de GTA 6 e o futuro das vendas de consoles em 2025

Segundo Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, o lançamento de GTA 6 será um fator chave para impulsionar as vendas de consoles em declínio, com a nova geração de jogos aproveitando ao máximo as capacidades dos novos hardwares. O título chegará primeiro aos consoles, seguindo o padrão da Rockstar, com uma versão para PC sendo lançada posteriormente, o que é comum nas produções da empresa.
GTA 6 como catalisador de vendas de consoles
A atual geração de consoles, que completa cinco anos em novembro, tem enfrentado uma queda nas vendas, especialmente o Xbox Series X/S, que não atingiu as expectativas de mercado. No entanto, a chegada de GTA 6 promete ser um grande evento na indústria, capaz de movimentar o mercado e incentivar muitos jogadores a adquirir novos consoles para jogar o título, em vez de esperar pela versão para PC.
Além de GTA 6, outros lançamentos programados para 2025 também têm o potencial de impactar o mercado de consoles, mas nenhum com o mesmo peso da franquia GTA. Jogos como Ghost of Yotei, a sequência de Ghost of Tsushima, e Death Stranding 2: On the Beach devem atrair a atenção dos fãs, com alguns títulos exclusivos para PlayStation 5.
Embora a versão para PC de GTA 6 seja esperada algum tempo depois do lançamento nos consoles, Zelnick reconhece que uma parte significativa das vendas virá da plataforma de computador. A janela de lançamento do PC ainda não foi divulgada, mas especula-se que o título chegará pelo menos um ano após o lançamento original para consoles, com algumas melhorias gráficas.