Gastos com jogos mobile disparam em 2024 apesar de menos lançamentos

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Jardeson Márcio
Jardeson é Jornalista, Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design...

O mercado global de jogos para dispositivos móveis passou por um 2024 paradoxal. Embora o número de downloads e lançamentos tenha diminuído consideravelmente, os gastos dos usuários bateram recordes, segundo levantamento recente da Appfigures divulgado pela Bloomberg.

A receita global com jogos mobile chegou a US$ 65,7 bilhões (aproximadamente R$ 332 bilhões), um aumento de 4% em relação a 2023. Curiosamente, apenas US$ 3,9 bilhões (cerca de R$ 19,7 bilhões) desse total vieram de jogos lançados no próprio ano. Isso mostra um cenário onde poucos títulos conseguiram se destacar, mas os que conseguiram colheram frutos consideráveis.

Crescimento dos gastos em jogos para celular e impacto no mercado em 2024

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Imagem: Exame

Apesar de os novos jogos estarem atingindo o marco de US$ 1 milhão (R$ 5,05 milhões) em receita mais rapidamente — agora em média 106 dias, frente aos 194 dias em 2023 e 273 em 2022 —, o número de títulos que alcançam esse feito vem diminuindo. Apenas 399 jogos superaram a marca de US$ 1 milhão (R$ 5,05 milhões) em receita no último ano, representando uma queda significativa no volume de títulos bem-sucedidos.

Esse encolhimento na diversidade de lançamentos também é evidenciado por uma queda de 43% na quantidade de novos jogos mobile publicados em 2024. Com um mercado mais competitivo, apenas os grandes nomes conseguem atrair atenção e receita.

Entre os líderes de receita e engajamento continuam a figurar títulos como Honor of Kings, Peacekeeper Elite e Monopoly Go!. A desenvolvedora chinesa Tencent, responsável por dois desses sucessos, arrecadou quatro vezes mais do que sua concorrente mais próxima, a Scopely Inc.

Esse desempenho reflete uma tendência mais ampla na indústria de games: o fortalecimento da sinergia entre jogos e cultura pop. Segundo a Appfigures, parcerias com marcas famosas, animes, filmes e até tendências da moda se tornaram estratégias essenciais para atrair e manter jogadores, principalmente em títulos multijogador e plataformas online.

A monetização também foi impulsionada por públicos dispostos a investir mais. Os jogadores dos Estados Unidos lideram os gastos, com uma média de US$ 6,43 (R$ 32,48) por jogo baixado em plataformas iOS e Android — mais de quatro vezes acima da média global de US$ 1,52 (R$ 7,68). Ambos os valores representam um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, indicando uma disposição crescente dos consumidores em investir nos títulos que permanecem relevantes no mercado.

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