Categorias
Games

Os eSports mais populares no início de 2025

Chega ao fim o primeiro quarto de 2025, e fazemos um balanço sobre os eSports mais populares entre janeiro e abril deste ano – nos quais dois se destacam claramente dos outros no geral de todas as plataformas de streaming.

Um fenômeno de popularidade

Os eSports – ou esportes eletrônicos – usufruem de uma crescente popularidade. Com os meios digitais cada vez mais utilizados no mundo inteiro, o gaming ganha cada vez mais espaço como entretenimento – não só para jogar, como também para assistir como os esportes convencionais, e até apostar – tanto que muitos dos melhores sites de apostas esportivas do Brasil dão a chance de fazer prognósticos em eventos de eSports diversos. Mas quais são os títulos mais populares? É isso que lhe vamos contar neste artigo.

Quase uma centena de milhão de horas assistidas

De acordo com o portal especializado eSports Charts, o League of Legends e o Counter-Strike foram, os títulos mais populares. Só na Twitch, o Counter-Strike somou 99,16 milhões de horas assistidas entre janeiro e abril.

O domínio do Counter-Strike, um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais procurados desde o lançamento original em 2000, já era esperado – até pelos grandes eventos que já aconteceram neste início de ano.

Em segundo lugar ficou o League of Legends (78,44 milhões de horas). O pódio foi fechado pelo Dota 2 (59,12 milhões de horas).

No que toca ao YouTube, os números não são tão impressionantes e o líder é o League of Legends (52,56 milhões de horas assistidas), seguido do Mobile Legends: Bang Bang (42,67 milhões de horas) e do Counter-Strike (40,03 milhões de horas).

Em segundo na Twitch e primeiro no YouTube, League of Legends mostra manter uma forte tração de popularidade apesar de um arranque de temporada com muitas mudanças significativas em torneios de topo na América e na Ásia e da introdução de um novo torneio internacional.

Mobile Legends surge no top três de visualizações no YouTube – sendo o único jogo de plataformas móveis que aparece entre os mais vistos, observa o eSports Charts.

Picos de audiência

Analisando os picos de audiência, no YouTube o melhor desempenho foi do Mobile Legends (1.201.934 visualizadores), seguido do League of Legends (1.095.693). O Counter-Strike ficou em quarto lugar (381.215), também atrás do Valorant (604.022).

Já no caso da Twitch, o Counter-Strike também lidera em pico de audiência (937.876 visualizadores), com o League of Legends (673.339) em segundo. Valorant ocupa, mais uma vez, a terceira colocação (583.189 visualizadores).

Considerações

É possível ver nestes dados que o título mais popular na Twitch – Counter-Strike – teve quase o dobro de horas de visualização do que o mais visto no YouTube – League of Legends.

Isto mostra a preferência dos espectadores pela Twitch, uma plataforma muito associada ao stream e ao gaming. O top cinco junto somou 310,2 horas de visualização, enquanto o top cinco do YouTube teve 189,16 horas de visualização.

Mostra, também, que os eSports se estão a tornar mais populares e a expandirem sua audiência, o que leva também a uma natural segmentação entre diferentes plataformas de streaming – e é bom recordar que Twitch e YouTube não são as únicas, antes pelo contrário é um ecossistema diverso e com opções crescentes.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sair da versão mobile