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SDL3 aprimora suporte ao Steam Controller, agora habilitado por padrão

Recentes melhorias no suporte ao Steam Controller foram implementadas no SDL (Simple DirectMedia Layer), um dos frameworks mais utilizados para abstração de hardware e software em jogos multiplataforma. A partir de agora, o suporte ao Steam Controller está habilitado por padrão no SDL3, marcando um avanço significativo para os usuários desse dispositivo.

Novas melhorias no suporte ao Steam Controller

O SDL3 passou a habilitar o suporte ao Steam Controller por padrão, uma vez que a funcionalidade atingiu um nível de maturidade satisfatório. Essa alteração beneficia os usuários que utilizam o dispositivo em jogos multiplataforma, reduzindo a necessidade de configurações adicionais.

Para sistemas gerenciados pelo Steam, o framework ajusta automaticamente a configuração através da dica SDL_HINT_GAMECONTROLLER_IGNORE_DEVICES, garantindo que o Steam gerencie diretamente os dispositivos compatíveis. No entanto, em plataformas móveis, o suporte ao Steam Controller continua desativado por padrão devido às permissões exigidas pelo Bluetooth.

Compatibilidade com HIDAPI

Outra mudança importante está relacionada à interação entre o SDL3 e o HIDAPI, um protocolo padrão para dispositivos de entrada. Quando o HIDAPI já está gerenciando o Steam Controller, o suporte é desativado pelo driver Linux, evitando conflitos e melhorando a experiência do usuário.

Integração com dongles e conexões USB

Adicionalmente, o SDL3 agora oferece suporte completo ao Steam Controller via USB, incluindo a compatibilidade com dongles sem fio e a funcionalidade de pareamento entre dispositivos e dongles. Essas melhorias ampliam as opções de conexão para os jogadores e simplificam o uso do controle em diversas situações.

Onde acompanhar as novidades

Lista de commits do repositório GitHub do SDL mostrando melhorias e ajustes no suporte ao Steam Controller, incluindo suporte para dongles sem fio, conexões USB e configurações relacionadas ao HIDAPI.

As alterações realizadas no SDL3 estão detalhadas no repositório oficial no GitHub, onde desenvolvedores e entusiastas podem explorar os commits e acompanhar o progresso das funcionalidades.

Conclusão

Com essas melhorias, o SDL3 reforça seu papel como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de jogos multiplataforma, proporcionando uma experiência mais fluida e integrada para os usuários do Steam Controller. Para mais informações, não deixe de conferir os detalhes no GitHub oficial do SDL.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

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