Recentes melhorias no suporte ao Steam Controller foram implementadas no SDL (Simple DirectMedia Layer), um dos frameworks mais utilizados para abstração de hardware e software em jogos multiplataforma. A partir de agora, o suporte ao Steam Controller está habilitado por padrão no SDL3, marcando um avanço significativo para os usuários desse dispositivo.
Novas melhorias no suporte ao Steam Controller
O SDL3 passou a habilitar o suporte ao Steam Controller por padrão, uma vez que a funcionalidade atingiu um nível de maturidade satisfatório. Essa alteração beneficia os usuários que utilizam o dispositivo em jogos multiplataforma, reduzindo a necessidade de configurações adicionais.
Para sistemas gerenciados pelo Steam, o framework ajusta automaticamente a configuração através da dica SDL_HINT_GAMECONTROLLER_IGNORE_DEVICES
, garantindo que o Steam gerencie diretamente os dispositivos compatíveis. No entanto, em plataformas móveis, o suporte ao Steam Controller continua desativado por padrão devido às permissões exigidas pelo Bluetooth.
Compatibilidade com HIDAPI
Outra mudança importante está relacionada à interação entre o SDL3 e o HIDAPI, um protocolo padrão para dispositivos de entrada. Quando o HIDAPI já está gerenciando o Steam Controller, o suporte é desativado pelo driver Linux, evitando conflitos e melhorando a experiência do usuário.
Integração com dongles e conexões USB
Adicionalmente, o SDL3 agora oferece suporte completo ao Steam Controller via USB, incluindo a compatibilidade com dongles sem fio e a funcionalidade de pareamento entre dispositivos e dongles. Essas melhorias ampliam as opções de conexão para os jogadores e simplificam o uso do controle em diversas situações.
Onde acompanhar as novidades
As alterações realizadas no SDL3 estão detalhadas no repositório oficial no GitHub, onde desenvolvedores e entusiastas podem explorar os commits e acompanhar o progresso das funcionalidades.
Conclusão
Com essas melhorias, o SDL3 reforça seu papel como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de jogos multiplataforma, proporcionando uma experiência mais fluida e integrada para os usuários do Steam Controller. Para mais informações, não deixe de conferir os detalhes no GitHub oficial do SDL.