Garuda Linux uma distribuição muito bonita e que tem ganhado fãs!

Como todos os anos fazemos a nossa lista das distribuições Linux mais populares. No entanto, fomos surpreendidos com uma distribuição pouco falada, a Garuda Linux. O sistema é baseado no Arch Linux e tem um design muito peculiar. O sistema nasceu em berço indiano e promete ganhar mais usuários.

O site do Garuda Linux possui suporte a muitos idiomas, o que o torna muito diferente dos outros sistemas. Mas, o foco em ser diferente e funcional, é o que atrai os olhares. Com 9 ambientes de desktops, e ainda uma versão exclusiva com pacotes essenciais, o Garuda Linux é o sistema operacional da vez.

Principais características do Garuda Linux

Quando vamos analisar os principais destaques e novidades do Garuda Linux, podemos citar muitas coisas. Mas, algumas precisam ser destacadas em nossas lista:

  • Instalador é o Calamares
  • Sistema é arquivos é o BTRFS com compactação zstd
  • Ferramenta GUI, Assistente Garuda para facilitar tudo
  • Chaotic-AUR são milhares de softwares prontos para instalar
  • Seu navegador é o FireDragon
  • Conta com uma GUI para gerenciar drivers e o kernel
  • GUI para instalação de jogos, Garuda Gamer
  • O sistema é Rolling Release, você terá sempre o sistema em sua última versão. Para isso, mantenha o sistema atualizado!
  • E muitos os outros

Ambientes de Desktop disponíveis no sistema Garuda Linux

A lista dos de ambientes de desktop para o Garuda Linux é gigante e vai agradar quase todo mundo. Mas, confesso de modo pessoal, que a personalização deles para o KDE é sensacional. No entanto, são 9 ambientes de desktop que vai suprir todos os gostos:

  • KDE
  • Xfce
  • GNOME
  • LXQt-kwin
  • Wayfire
  • Qtile
  • BSPWM
  • i3wm
  • Sway
Desta forma, para facilitar e impressionar, vamos inserir alguns prints dos ambientes do Garuda Linux, você vai perceber que não estamos exagerando! Vamos inserir o link para download logo abaixo!

Garuda com KDE

Note que as opções do Garuda com KDE são três, e para te ajudar vamos inserir o descrito de cada uma delas:

KDE Dragonized Edition – As edições dr460nized do Garuda Linux oferecem uma experiência de plasma escuro, borrado e totalmente envolvente. O fluxo de trabalho é semelhante ao Mac, com o appmenu embutido na barra superior.

KDE Dragonized Gaming Edition – A edição Gaming tem os mesmos ajustes e aparência que a edição dr460nized regular. Ele vem pré-instalado com muitos softwares que um jogador Linux pode precisar.

  • Lançadores: o Steam, Heroic Games Launcher, itch, Lutris, Minigalaxy WINE, Boxtron, Proton GE custom, DXVK, faudio, vkd3d GOverlay, ReplaySorcery, SteamTinkerLaunch, MangoHud, Gamemode e vkBasalt.
  • Ferramentas: CoreCtrl, DisplayCAL, NoiseTorch, OBS Studio, KeyboardVisualizer, OpenRGB, FancontrolGUI e Piper.
  • Aplicativos de comunicação: é o Discord e o Mumble
  • Emulador: Retroarch
  • Virtualização: Virt-Manager (Front para o QEMU/KVM e libvirt)
  • Jogos nativos: Todos do KDE Games e alguns outros

Dragonized BlackArch Edition – BlackArch é uma distribuição de teste de penetração baseada no Arch Linux que fornece uma grande quantidade de ferramentas de segurança cibernética. É uma distro de código aberto criada especialmente para testadores de penetração e pesquisadores de segurança. O repositório contém mais de 2600 ferramentas que podem ser instaladas individualmente ou em grupos. Esta edição é a edição dr460nized regular com BlackArch repo na parte superior e uma seleção de ferramentas comumente usadas pré-instaladas.

Garuda com Xfce

Garuda com Xfce – O Xfce é um ambiente de desktop leve para sistemas operacionais do tipo UNIX. Tem como objetivo ser rápido e com poucos recursos do sistema, ao mesmo tempo que é visualmente atraente e fácil de usar. O Xfce é conhecido por ser um ambiente de desktop estável e sólido.

Garuda LXQT-Kwin

Garuda com LXQt-Kwin – LXQt é um ambiente de desktop Qt leve que não atrapalha seu caminho. Seu foco está em ser uma área de trabalho leve e sem atrasos com aparência e toque modernos.

Garuda Wayfire

Garuda com Wayfire – Wayfire é um compositor Wayland 3D inspirado em Compiz e baseado em wlroots. Seu objetivo é criar um ambiente personalizável, extensível e leve sem sacrificar sua aparência.

Garuda Sway

Garuda com Sway – A edição Garuda Sway vem com uma configuração completa com atalhos de teclado fáceis de usar e uma folha de dicas para ajudá-lo a começar. Seguindo o esquema de cores Nord, é bom olhar e também usar o melhor das alternativas nativas do Wayland para oferecer uma transição perfeita para o compositor Wayland.

Garuda Qtile

Garuda com Qtile – Qtile é um gerenciador de janelas dinâmico extensível que é fácil de personalizar. Garuda Qtile usa jgmenu, o que torna muito fácil e conveniente iniciar aplicativos sem se lembrar dos atalhos de teclado.

Garuda i3WM

Garuda i3WM – i3-wm é um gerenciador de janelas leve que é operado exclusivamente com o teclado. Nossa versão tem uma configuração simples e fácil com LXappearance para lidar com temas GTK. Devido aos seus recursos leves, ele ocupa muito pouca memória.

Garuda BSPWM

Garuda BSPWM – BSPWM é um gerenciador de janelas lado a lado que representa as janelas como as folhas de uma árvore binária completa. Ele apenas responde a eventos X e às mensagens que recebe em um soquete dedicado.

Edições Comunitárias do Garuda

Garuda Linux com Mate

Garuda Mate – MATE Desktop Environment é a continuação do GNOME 2. Ele fornece um ambiente de área de trabalho intuitivo e atraente usando metáforas tradicionais para Linux e outros sistemas operacionais semelhantes ao Unix. O MATE está em desenvolvimento ativo para adicionar suporte para novas tecnologias enquanto preserva uma experiência de desktop tradicional.

Garuda Cinnamon

Garuda com Cinnamon – Cinnamon é um ambiente de desktop Linux que lembra o GNOME 2 que oferece flexibilidade, velocidade e uma série de recursos.

Garuda GNOME

Garuda com GNOME – GNOME é um ambiente de área de trabalho moderno, limpo e bonito. É focado na facilidade de uso.

Garuda Linux Barebones

Baixar Barebones KDE Edition – Garuda Linux Barebones é feito para usuários que não querem software e funcionalidades extras e reclamam de inchaço. Ele contém apenas o mínimo de pacotes necessários para começar.

Requisitos mínimos de hardware do Garuda Linux

Se você quer instalar o Garuda Linux é importante saber os requisitos mínimos de hardware. No entanto, que os requisitos abaixo são os mínimos, para um desempenho dentro de um limite. Observe que caso você tenha o dobro destes recursos certamente terá os requisitos satisfatórios:

  • 30 GB de armazenamento
  • 4GB de RAM
  • Placa de vídeo com suporte a OpenGL 3.3
  • Processador com suporte a 64 bits

Além disso, observe que caso você venha utilizar o Garuda Linux em dualboot preste muita atenção na instalação. No entanto, caso você já tenha o Garuda instalado e resolva instalar um outro sistema, faça tudo manual. Algumas distribuições Linux estão configuradas para funcionar melhor em dualboot com Windows, mas não com outro sistema Linux.

Sobre o teste do Garuda em máquinas virtuais (VirtualBox e outras)

A equipe de desenvolvimento pede para que evitem instalar o Garuda Linux em máquinas virtuais. Mas, se a curiosidade for apenas para ver o ambiente gráfico, tudo bem. No entanto, se for para uso, o desempenho do sistema em máquinas virtuais é tido como ruim. A equipe esclarece que o sistema foi testado e otimizado apenas para ambientes com hardwares real.

Como instalar o Garuda Linux

Agora que você já tem todas as informações necessárias sobre a distribuição, saiba que há um vídeo criado pela equipe do Garuda Linux vai ajudar você a instalar o sistema, é muito fácil:

Separamos alguns artigos para ajudar você:

Esperamos ter apresentado a distribuição Garuda do jeito que ela merece. Mas, se você precisar de mais informações, acesse o site do projeto através do botão abaixo:

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile