Gerenciador de arquivos Midnight Commander 4.8.29 chega com melhorias de suporte

O GNU Midnight Commander faz parte do projeto GNU e é licenciado sob os termos da GNU General Public License.

Após oito meses de desenvolvimento, temos o lançamento da nova versão do gerenciador de arquivos de console Midnight Commander 4.8.29. Esta versão inclui várias correções de bugs, além de melhorias de suporte. Então, confira o novo gerenciador de arquivos Midnight Commander 4.8.29 que chega com melhorias de suporte e outros detalhes importantes.

O Midnight Commander é um gerenciador de arquivos para sistemas tipo Unix e é um clone do Norton Commander que funciona em modo texto. A tela principal consiste em dois painéis nos quais o sistema de arquivos é exibido.

Ele é usado de maneira semelhante a outros aplicativos executados no shell do Unix ou no prompt de comando. As teclas de cursor permitem percorrer os arquivos, a tecla de inserção é usada para selecionar arquivos e as teclas de função executam tarefas como excluir, renomear, editar, copiar arquivos etc.

Principais novidades do Midnight Commander 4.8.29

Nesta nova versão que se apresenta do Midnight Commander 4.8.29, destaca-se que foram adicionados novos filtros para o conteúdo exibido no painel : mostrar apenas arquivos, filtrar por máscara independentemente do caso dos caracteres e usar modelos de estilo shell.

Gerenciador de arquivos Midnight Commander 4.8.29 chega com melhorias de suporte.

Uma das outras mudanças que se destaca é que foi implementada a capacidade de continuar copiando após a interrupção da operação (por exemplo, após pressionar Esc acidentalmente durante a cópia). Para selecionar a ordem de classificação (operação “Ordem de classificação”), a tecla de atalho “S” voltou ao menu (na versão anterior foi substituída por “O”) e a tecla de atalho “Link SFTP” mudou de “S” para “N”.

Além disso, também podemos descobrir que o arquivo mc.ext foi convertido para o formato INI e renomeado para mc.ext.ini. O uso do novo formato possibilitou a implementação de uma lógica mais complexa para a seleção de controladores. Adicionado suporte para compilação cruzada com caminhos diferentes para Perl em tempo de compilação (“–build”) e tempo de execução (“–host”).

Gerenciador de arquivos Midnight Commander 4.8.29 chega com melhorias de suporte

Note-se também que esta nova versão do Midnight Commander 4.8.29 inclui suporte para sistemas baseados no chip Apple M1, bem como suporte para Contour Terminal.

Além do fato de que os arquivos de realce de sintaxe definidos pelo usuário foram movidos para o diretório ~/.local/share/mc/syntax/, o editor integrado fornece realce de sintaxe para o formato TOML e arquivos de regra Privoxy e foi aprimorado realce de blocos multilinha em arquivos YAML.

Sobre correções de bugs:

  • Falha ao compilar com apenas SFTP A rede VFS está habilitada
  • Bloquear na visualização rápida de arquivos
  • Descrição incorreta da opção –enable-configure-args
  • Classificação de versão incorreta
  • O atalho de teclado do filtro afeta apenas o painel esquerdo
  • A verificação do tipo de arquivo não funciona com caracteres especiais no nome do arquivo
  • Selecionar arquivos segurando o botão direito do mouse não seleciona todos os arquivos
  • Não é possível rolar a lista do painel com o mouse
  • Descompactação incorreta de arquivos zip no painel de visualização rápida
  • mcedit: loop infinito ao excluir uma macro
  • mcviewer: erro de segmento ao alternar do modo bruto para analisado e vice-versa
  • Manipulação quebrada de arquivos zip
  • Subcamada FISH: comandos não funcionam após o redimensionamento da janela
  • FTP VFS: não reconectando ao servidor após o tempo limite
  • FISH VFS: Não é possível excluir o diretório que não está vazio

Por fim , se você estiver interessado em saber mais sobre o lançamento desta nova versão, pode conferir os detalhes no anúncio original. O link é este.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile