Notícias

13/06/2019 às 10:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GIMP 2.10.12 liberado com algumas melhorias úteis

GIMP 2.10.12 liberado com algumas melhorias úteis

Embora aguardando ansiosamentepelo já famoso GIMP 3.0, nesse meio tempo os lançamentos do GIMP 2.10 tendem a ser bastante interessantes. E neste contexto é que surge a atualização GIMP 2.10.12 como outro marco importante do editor de imagens. Assim, foi liberado o GIMP 2.10.12 com algumas melhorias úteis.

Características do GIMP 2.10.12 liberado

O GIMP 2.10.12 traz as seguintes alterações:

  • corrige “alguns bugs irritantes”;
  • também oferece melhorias na ferramenta Curves;
  • suporte a camadas para exportação TIFF;
  • pintura mais rápida e pintura de simetria aprimorada;
  • um modo incremental para a ferramenta dodge/burn;
  • uma nova ferramenta offset, e outras melhorias.

Outros detalhes

O suporte de pintura mais rápido no GIMP 2.10.12 não substitui mais o buffer de tinta para cada pincelada se a cor da pintura/pixmap não for alterada. A biblioteca GEGL também está recebendo melhorias como parte das atualizações de manutenção do GIMP 2.10.

A interação com as curvas em geral foi bastante aprimorada, o que é uma melhoria tanto na ferramenta Curves quanto em todos os outros lugares onde as curvas precisam de ajustes.

O TIFF agora pode exportar imagens sem mesclar camadas.

Os usuários do Windows 10, na verdade, agora têm a capacidade de instalar fontes sem permissões de administrador desde uma atualização recente. Porém, neste caso, a equipe faz um alerta:

nenhum dos nossos desenvolvedores atuais usam o Windows e os bugs estão se acumulando em nosso bug tracker para esta plataforma (o mesmo pode ser dito no macOS).

A ferramenta Dodge/Burn recebeu uma nova opção “ Incremental ” que, da mesma forma que as ferramentas PaintbrushPencil e Eraser, aplica o efeito incrementalmente conforme o ponteiro se move.

A nova ferramenta Deslocamento desloca os pixels e, opcionalmente, os envolve nas bordas para que você possa criar padrões repetitivos.

GIMP 2.10.12 liberado com algumas melhorias úteis

Da mesma forma, o desenvolvimento continua a toda velocidade em direção ao GIMP 3.0. Então, basta aguardar. Mais detalhes sobre o GIMP 2.10.12 no GIMP.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.