GIMP 2.10.36 lançado com suporte para paletas ASE e ACB e novo gradiente

O novo GIMP 2.10.36 acaba de ser lançado com suporte para paletas ASE e ACB e novo gradiente, entre outras novidades importantes para quem deseja um software cheio de recursos e capaz de substituir o Photoshop sem ter de pagar nada. Este é mais um passo rumo à esperada versão GIMP 3.0, uma promessa que já dura algum tempo, mas que ainda não ficou pronta.

O software de edição de imagens de código aberto, gratuito e multiplataforma GIMP 2.10.36 foi lançado oficialmente hoje como uma nova atualização de manutenção para a série GIMP 2.10 enquanto os desenvolvedores continuam trabalhando duro no próximo lançamento principal, GIMP 3.0.

O GIMP 2.10.36 chegou mais de oito meses após o GIMP 2.10.34 e traz suporte para paletas Adobe Swatch Exchange (ASE) e Adobe Color Book (ACB), bem como uma nova opção de gradiente chamada “FG to Transparent (Hardedge)” que gera um gradiente da cor de primeiro plano até a transparência com transições de bordas rígidas entre as 2 cores.

GIMP 2.10.36 lançado com suporte para paletas ASE e ACB e novo gradiente

A nova versão do GIMP (GNU Image Manipulation Program) também traz melhorias ao formato de arquivo de imagem GIF, pois adiciona suporte de proporção não quadrada para permitir o carregamento de imagens GIF que contêm os PixelAspectRatiometadados do cabeçalho. Isso é possível definindo diferentes resoluções por dimensão, mas você precisará desabilitar a opção “Ponto por Ponto” no menu Exibir para ver a proporção real da imagem.

Também melhorada no GIMP 2.10.36 está a ferramenta Texto, que agora oferece um comportamento de formatação um pouco melhor ao selecionar e alterar texto na tela, a seção Tema em Configuração para fornecer aos usuários um melhor feedback ao passar o mouse sobre os botões de bloqueio (com uma moldura branca) também como ao ativar um bloqueio, e a seção Ajuda no submenu do Manual do Usuário para apresentar um novo link “[Índice]”.

Vários problemas e bugs de segurança também foram resolvidos, incluindo uma correção para o problema que fazia o GIMP travar ao usar um tablet gráfico no Linux, então confira a página de anúncio de lançamento para mais detalhes sobre isso.

Enquanto isso, você pode atualizar para o GIMP 2.10.36 baixando os binários universais Flatpak para sistemas x86 e ARM (64 bits) do site oficial. O projeto GIMP mantém seu próprio repositório Flatpak, mas você também pode instalar o aplicativo Flatpak do Flathub.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile