GIMP 2.99.12 é mais um grande passo rumo ao GIMP 3.0

Veja algumas das novidades que farão parte do novo GIMP.

O GIMP 2.99.12 foi lançado de surpresa neste fim de semana como a mais nova versão de desenvolvimento para a chegada do programa de manipulação de imagem GIMP 3.0. Assim, o GIMP 2.99.12 é mais um grande passo rumo ao GIMP 3.0, que já vem sendo idealizado há algum tempo.

O GIMP 2.99.12 foi lançado e é auto-descrito como “um grande marco para o GIMP 3.0. Muitas das peças que faltam estão se juntando, embora ainda seja um trabalho em andamento”.

GIMP 2.99.12 é mais um grande passo rumo ao GIMP 3.0

GIMP 2.99.12 é mais um grande passo rumo ao GIMP 3.0

O GIMP 2.99.12 traz dimensionamento de pincel na tela, modificadores personalizáveis na tela, ponteiros de ferramentas aprimorados, suporte inicial a CMYK e muito trabalho chegando lá, suporte aprimorado a temas, várias melhorias no manuseio do formato de arquivo PSD do Adobe Photoshop, manuseio melhorias para dados brutos, suporte para carregar arquivos de imagem WBMP e melhorias no trabalho em direção ao suporte Wayland.

Downloads e muito mais informações sobre o GIMP 2.99.12 estão disponíveis em GIMP.org.

Com muitos anos de desenvolvimento, é ótimo ver o GIMP 3.0 se aproximando da linha de chegada enquanto continua a acumular novas funcionalidades para essa alternativa de plataforma cruzada de código aberto para Adobe Photoshop.

Recursos principais

Dimensionamento de pincel na tela

Houve solicitações para alterar rapidamente as configurações da ferramenta, como tamanho do pincel ou opacidade da ferramenta, sem precisar ir para o encaixe “Opções da ferramenta”

Foi considerada uma interface gráfica em tela que aparece rapidamente (semelhante a outros softwares), embora tenhamos percebido que muitas pessoas que desejam isso preferem uma interação que não perturbe o fluxo de trabalho.

Por isso optamos por um design mais simples e direto. Por exemplo, agora Alt+ clique com o botão direito acionará uma ação de redimensionamento do pincel na tela.

Testando novos comportamentos de Zoom

Uma nova configuração está disponível Preferences > Canvas Interactionpara personalizar o comportamento do zoom, ao ampliar com Ctrl+ clique do meio ou Ctrl-Space.

O algoritmo legado aumentaria ou diminuiria o zoom continuamente enquanto houver movimento. Não depende da amplitude do movimento, por isso o chamamos de comportamento de arrastar para zoom “ Por duração ”.

O novo comportamento é o arrastar-para-zoom “ Por distância ”, pois ele aumentará o zoom se você fizer movimentos grandes, ou de uma maneira mais refinada com movimentos muito curtos. Deixamos os dois comportamentos disponíveis como configurações porque, após o teste do usuário, decidimos que algumas pessoas podem preferir o comportamento antigo, embora o novo proposto também fizesse sentido.

Por fim, o “ Drag-to-zoom speed ” permite que você defina a taxa de velocidade em que o zoom acontecerá, em porcentagem do padrão (ou seja, que 100 é a velocidade padrão; você pode aumentar ou diminuir).

Essas configurações de zoom foram contribuídas por woob.

Ponteiros de ferramentas aprimorados

GIMP 2.99.12 é mais um grande passo rumo ao GIMP 3.0

Em Preferences > Input Devices, você descobrirá primeiro que algumas configurações foram movidas. Em particular, as configurações relacionadas ao ponteiro foram movidas da guia “Image Windows” para a guia “Dispositivos de entrada” e reorganizadas.

A segunda melhoria é que o comportamento das configurações foi repensado:

  • Agora, quando “ Mostrar contorno do pincel ” estiver marcado e “ Mostrar ponteiro para ferramentas de pintura ” estiver desmarcado, se o contorno do pincel não puder ser desenhado (por exemplo, porque você usa uma dinâmica alterando o tamanho com pressão), o GIMP exibirá um fallback de 4 arcos contorno genérico mostrando o tamanho do conjunto (costumava mostrar uma cruz que não fazia sentido, pois “ Mostrar ponteiro ” estava explicitamente desmarcado).
  • Quando “ Mostrar contorno do pincel ” e “ Mostrar ponteiro para ferramentas de pintura ” estão desmarcados, mostramos um feedback visual mínimo de apenas alguns pixels, o mais discreto possível, em vez de uma mira. Mais uma vez, as pessoas estão explicitamente pedindo nada, então mostrar uma mira parecia contraproducente. No entanto, realmente não mostrar nada seria confuso também. Mesmo com telas de tablet, o problema da paralaxe infelizmente é muito real. É por isso que optamos por um cursor tipo ponto extremamente pequeno. Ele ainda mostra sua posição exata com poucos distúrbios.

O cursor em forma de ponto foi originalmente contribuído por L Amander, depois modificado por Aryeom, que o tornou visível em fundos escuros e claros, e o novo ponteiro foi adaptado às configurações existentes em vez de criar uma configuração dedicada.

Esse recurso de cursor tipo ponto é realmente adaptado para telas de tablets e pode parecer muito difícil de usar e frustrante para qualquer outro uso (ponteiro quase invisível).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile