in

Gimp 3.0 já começa a ser desenvolvido

Após a grande repercussão do Gimp 2.10, os desenvolvedores anunciam que já começaram a trabalhar no Gimp 3.0.

Gimp desenvolvedores

Após a enorme repercussão do GIMP 2.10 da semana passada, parece que a próxima versão estável será de fato o tão desejado GIMP 3.0. O grande contribuidor do GIMP, ZeMarmot, twittou que eles estão trabalhando para se livrar de dados e APIs obsoletos, incompatibilidades do GTK2 e muito mais para o GIMP 3.0. Saiba mais sobre o desenvolvimento do Gimp 3.0.

O canal do GIMP também confirmou que enquanto o trabalho vai para a ramificação do Git gtk3-port.

O que há de novo

Gimp 2.10

Então, parece que o próximo lançamento será, de fato, o GIMP 3.0 com o suporte ao kit de ferramentas GTK3. ” GIMP 3.0” tem sido falado há anos e deve se tornar o próximo lançamento. Mas considerando a demora de lançamento do GIMP, ainda pode levar anos até vermos GIMP 3.0.0 estrear como estável.

A porta/ramificação GTK3 foi iniciada em 2012, mas passou por períodos parados. Os desenvolvedores já expressaram a possibilidade de que eles podem evoluir para se concentrar no GTK + 4.0. Essa novidade pode ser lançada no final de 2018, mas pelo menos por enquanto, parece que eles estão direcionando para o GTK 3.


Outros itens de trabalho que foram listados no GIMP Roadmap for 3.0 também incluíram suporte de animação aprimorado e outros recursos em torno do manuseio do kit de ferramentas GTK3. Entre os destaques, melhor entrada Wacom suporte a dispositivos, interfaces HiDIPI e suporte Wayland.

Enquanto espera, você pode acompanhar o processo de criação do GTK3 através do branch gtk3-port.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux Kernel 4.16-ck1 Lançado com Pacotes no MuQSS 0.171 Scheduler

fedora-28-linux-lancamento-oficial

Fedora 28 foi lançado, atualize ou faça o download!