in

GIMP completa 25 anos

Veja as principais características do programa ao longo dessas duas décadas e meia.

Depois do Gcompris e do Windows, mais um programa importante faz aniversário. Desta vez, o GIMP completa 25 anos. “Exatamente 25 anos atrás, Peter Mattis escreveu uma mensagem para vários grupos de notícias anunciando um novo editor de imagens chamado GIMP”.

Ao longo desse tempo, o GIMP ganhou até a mascote chamada Wilber, cujos traços acompanharam a evolução do programa. Neste link, os desenvolvedores enumeram as várias fases do GIMP, um programa que é o substituto perfeito para o Photoshop, é multiplataforma e largamente utilizado em todo o planeta. Enfim, um caso de sucesso no mundo open source e do software livre. No entanto, como veremos a seguir, eles rejeitam o nome de Photoshop grátis.

GIMP completa 25 anos. Veja o que dizem os desenvolvedores

GIMP 1.0 - Autor: Jens Lautenbacher

  • Criar GTK , um kit de ferramentas de interface de usuário próprio. Não esperava que ambientes de desktop inteiros, como GNOME e Xfce, se tornassem o resultado disso. GTK agora é um projeto independente usado por milhares de desenvolvedores.
  • Surpreendentemente, alguns desenvolvedores de Hollywood escreveram o início do que se tornou um novo mecanismo de processamento de imagem chamado GEGL , agora usado por mais alguns projetos de software também. Ainda mal arranhamos a superfície do que é possível com GEGL.GIMP 1.2 - Autor: Tuomas Kuosmanen
  • Ajudou a iniciar o Libre Graphics Meeting como uma versão estendida de nosso encontro anual em 2006. Fez muitos novos amigos todos os anos desde então.
  • Fizemos o nosso melhor para fornecer um fluxo de trabalho adequado aos usuários usando padrões de interface de usuário comuns. Isso nos deu alguns nomes questionáveis como ‘Photoshop para Linux’, ‘Photoshop grátis’ e ‘aquele software feio’. Ainda podemos concordar apenas com o último!
  • Tentei fazer muitas coisas ao mesmo tempo com poucos desenvolvedores ativos para fazer as coisas de forma realista em um prazo razoável. Fez muita gente pensar que o projeto morreu enquanto estávamos trabalhando como escravos. Então, introduzimos algum planejamento. Tem valido a pena até agora.GIMP 2.0 - Autor: Jakub Steiner
  • Recebemos ajuda de colaboradores mais dedicados do que esperávamos. Certamente podemos necessitar de mais ajuda ainda.
  • Conseguimos um projeto de animação chamado ZeMarmot para fazer um loop de feedback positivo envolvendo artistas e desenvolvedores.
  • Todos os dias, estamos um passo mais perto de concluir o trabalho enfadonho, mas extremamente importante, de refatorar o GIMP para abrir caminho para grandes coisas novas. Coisas que pretendemos fazer há muito tempo. Coisas que os usuários esperam há mais tempo.

O que esperar?

GIMP 2.4 - Autor: Paul Davey

No encerramento da mensagem, a equipe diz que trabalha incansavelmente. Ao mesmo tempo, planeja novos recursos. Porém, para esta data em especial, nada ficou pronto. Então, é hora de comemorar.

GIMP 2.2 - Autor: Bill Luhtala

O mundo é definitivamente um lugar diferente 25 anos depois. Mais alto, mais barulhento, mais exigente. Definitivamente menos seguro. Mas também cheio de calor e humanidade. Nós vimos ondas disso subindo e descendo as costas rochosas do GIMP .

Não temos realmente nenhuma grande notícia para você comemorar o aniversário. Me desculpe por isso. Continuamos trabalhando como escravos – de uma forma mais inteligente hoje em dia, espero. Mas pode haver bolo.