GIMP está finalmente disponível para macOS

Versão Apple Silicon do editor de imagens de código aberto está finalmente disponível.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A Apple trocou seus próprios processadores de desktop baseados em ARM para computadores Mac em 2020. Acredite ou não, apesar de agora ser 2022, nem todos os aplicativos macOS são otimizados para Apple Silicon. Embora os computadores Mac M1 e M2 também sejam compatíveis com aplicativos Intel (com alguma emulação), o software não funcionará tão bem. Assim, os desenvolvedores realmente precisam abraçar o Apple Silicon. Portanto, o GIMP está finalmente disponível para macOS.

Felizmente, depois de muita espera, um dos editores de imagens de código aberto mais populares do mundo, o GIMP (GNU Image Manipulation Program), finalmente recebeu otimização para Apple Silicon. Sim, uma versão M1/M2 estável da excelente (e gratuita) alternativa do Adobe Photoshop agora pode fazer parte do macOS.

“É um pouco antecipado o Natal para as pessoas que usam máquinas Apple Silicon (Apple M1, M2…) pois lançamos pela primeira vez uma versão estável do GIMP para esta arquitetura! É um pacote de revisão para GIMP 2.10.32, já lançado há alguns meses, reconstruído com nossa nova infraestrutura baseada em MacPorts em x86_64 (arquitetura ‘macOS on Intel’) e AArch64 (‘macOS on Apple Silicon’)”, explica Jehan Pagès, desenvolvedor do GIMP.

GIMP está finalmente disponível para macOS

Pagès acrescenta: “Além disso, neste pacote, as dependências foram atualizadas, em particular babl e GEGL. Isso significa que, mesmo para macOS no Intel, você obterá a correção recente para o bug da condição de corrida que às vezes causava travamentos do GIMP (de alguma forma vimos isso acontecer principalmente no macOS). É por isso que recomendamos que todas as pessoas no macOS (seja qual for o seu hardware) atualizem o GIMP com esta revisão 1 do GIMP 2.10.32.”

A variante Apple Silicon do GIMP 2.10.32 está disponível diretamente do desenvolvedor aqui. Basta instalar o DMG e você estará pronto para as corridas. Se você decidir experimentá-lo em seu computador Mac baseado em M1 ou M2, pedimos que compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.