in

GIMP ficará ainda mais parecido com o Photoshop

Atualização importante deve ocorrer ainda na série 2.10 do programa.

GIMP ficará ainda mais parecido com o Photoshop

Coincidência ou não, em breve o GIMP deve ganhar cara e funções novas e ficará ainda mais parecido com seu principal rival, o Photoshop. A versão atual em nada lembra a interface antiga do programa, muito confusa e mais complicada de ser utilizada. Claramente, ao longo do tempo, toda a evolução do GIMP foi para torná-lo mais parecido com o Photoshop, tanto nas funções quanto na aparência e maneira de ter de lidar com o programa.

No momento, o GIMP tem uma interface muito mais ordenada, mas eles estão trabalhando para melhorar um pouco mais. Como eles explicam, no momento estão desenvolvendo uma alteração ou patch que fará com que as ferramentas sejam agrupadas por função.

Além disso, em vez de estar em uma caixa, todas as ferramentas estarão em uma coluna, o que também aumentará a área de trabalho. Obviamente, precisaremos de algum tempo para nos acostumarmos e encontrar as ferramentas que estamos procurando.

O GIMP agrupará as ferramentas em uma nova interface por padrão

Novidades no desenvolvimento: as ferramentas agora estão agrupadas por padrão. O patch foi contribuído por Ell. Estamos pensando em criar um novo layout de janela padrão (semelhante à captura de tela abaixo) e espaços de trabalho nomeados. Compartilhe as capturas de tela de seus designs de janelas personalizadas e diga-nos por que você fez isso.

Sem mais informações oficiais, não se sabe quando essa novidade estará disponível. No entanto, o que se comenta é que estará em alguma atualização da versão 2.10. A versão mais atual é o GIMP 2.10.14 e o novo design deve chegar antes do lançamento do GIMP 3.0.

GIMP ficará ainda mais parecido com o Photoshop

Uma coisa está clara: se quisermos instalar a nova versão assim que ela estiver disponível, teremos que usar o Flatpak ou adicionar o repositório não oficial e instalá-lo a partir daí. Para isto, basta abrir um Terminal e digitar os comandos abaixo. Se optarmos pela versão dos repositórios oficiais ou do pacote Snap, teremos que esperar meses:

Portanto, vamos aos comandos?

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt update
sudo apt install gimp

Então, o que você acha do GIMP ficar parecido com o Photoshop?