in

Gimp tem nova versão

O popular programa de manipulação de imagens acaba de lançar nova versão estável.

gimp-tem-nova-versao

O GIMP 2.10.10 foi lançado como a primeira versão estável para este programa de manipulação de imagens de código aberto. A última versão havia saído em novembro passado, quando o GIMP 2.10.8 foi lançado.

Versão 3.0 ainda sem previsão

A maioria dos usuários aguarda com grande expectativa o GIMP 3.0 com a esperada porta GTK3. No entanto, essa versão ainda não está no horizonte. Porém, o GIMP 2.10.10 que acaba de chegar traz algumas adições de recursos e outras melhorias de usabilidade para este programa multi-plataforma amplamente usado.

O GIMP 2.10.10 apresenta:

  • melhorias em sua ferramenta Preenchimento para quadrinhos;Ele também recebeu um novo modo de ” Detecção de arte por preenchimento ” (também conhecido como “Coloração Inteligente”)
  • As cores são difíceis, por Aryeom
  •  vários aprimoramentos nas ferramentas de transformação do GIMP;
  • pincéis paramétricos agora suportam floats de 32 bits, suporte à seleção de camadas na tela, salvamento/exportação mais segura através de melhorias de robustez;
  • o plug-in do arquivo DDS foi adicionado aos plug-ins principais do GIMP e muitas outras correções.

Aqueles que querem saber mais sobre o recém-lançado GIMP 2.10.10 podem fazê-lo via GIMP.org.

Mais detalhes sobre as mudanças

Finalmente, a mudança de destaque na ferramenta Preenchimento é um novo algoritmo para desenhistas. Ele permite preencher áreas cercadas, enquanto tenta não deixar pixels não preenchidos perto das linhas e fechar as zonas potenciais.

Colorização inteligente no GIMP
Colorização inteligente no GIMP

Veja também este post técnico no blog.

Ferramentas de transformação

Houve várias melhorias em ferramentas de transformação:

  • A ferramenta Escala agora é dimensionada a partir do centro, mesmo quando se usa uma entrada numérica.
  • A ferramenta Unified Transform usa como padrão a preservação da proporção ao dimensionar para cima ou para baixo.
  • Novas opções de “Restringir Handles” e “Around Center” à GUI da ferramenta Transformação Perspectiva, que são semelhantes às opções correspondentes da  ferramenta Transformação Unificada.
  • Novo botão “Readjust” em várias ferramentas de transformação para reajustar as alças de transformação com base no nível de zoom atual.
  • As direções de transformação para frente e para trás podem ser vinculadas, o que permite mover as alças sem afetar a transformação, permitindo reajustar manualmente a posição delas.

Ferramenta de clonagem

A ferramenta Heal foi aprimorada ao adicionar a opção “Amostra mesclada”, que permite alterações de pintura em uma camada separada para manter os dados originais intactos. A ferramenta Clone já tinha a opção “Amostra mesclada”. Foi atualizado para também funcionar de forma semelhante.

Essas alterações são importantes para manipular imagens sem modificar os pixels originais de maneira não destrutiva.

Melhores pincéis

Os pincéis paramétricas agora funcionam em 32 bits. Sendo assim, seguem o movimento de alta profundidade de bits para o processamento de cores. A principal vantagem será evitar a posterização em pincéis grandes, especialmente com cores mais escuras.

Os pincéis raster ainda são de 8 bits. Daixá-los funcionando em 32 bits também está planejado.

Além disso, os plug-ins só têm acesso a versões de 8 bits de pincéis e padrões de alta precisão. Uma nova API , ainda não disponível, será necessária para lidar com dados de alta precisão.

Fácil criação com pincel por padrão na área de transferência

Já era possível criar novos pincéis e padrões on-the-fly a partir da área de transferência (ou seja, imagem copiada, normalmente com um atalho Ctrl-c). Isso era extremamente prático, mas só permitia pincéis e padrões temporários.

Abrir como imagem

O encaixe “Pincéis” agora fornece um botão “Abrir pincel como imagem” para abrir rapidamente um arquivo de pincel, permitindo edições de pincel mais fáceis.

Seleção de camada na tela

Qualquer pessoa que trabalhe com muitas camadas experimentou a frustração de não encontrar uma camada na lista, mesmo que você veja seus pixels.

Foi implementado um novo modificador genérico de tela, Alt + middle click permitindo que as camadas fossem selecionadas clicando em pixels. As camadas disponíveis serão colocadas em loop (iniciando na parte superior) enquanto a Alttecla é mantida e o nome da camada selecionada será exibido temporariamente na barra de status. As escolhas de interação se beneficiaram fortemente da entrada da Aryeom, do  projeto ZeMarmot.

Seleção de camadas com Alt + clique no meio
Camada escolhendo na tela com Alt + clique do meio

GIMP mais rápido e seguro

Como de costume, muitos bugs foram corrigidos e muitas otimizações foram feitas para a parte existente do código. Destes, dois são particularmente dignos de nota:

Salvando e exportando com segurança

Várias partes do código de gravação de arquivo ficaram mais robustas ao não sobrescrever o arquivo quando ocorre um erro. Em particular, salvar e exportar XCF para vários formatos de imagem deve ser mais seguro agora.

Grupos de camadas renderizados mais rapidamente

Os grupos de camadas agora são renderizados em partes maiores em vez de lado a lado, o que melhora a velocidade de renderização.

E mais!

No total, desde o GIMP 2.10.8, 775 commits foram dados (média de 5 commits por dia) para a versão GIMP 2.10 (e mais para outros ramos de desenvolvimento). Isso significa que muitos bugs foram corrigidos (41 relatórios de bugs foram fechados durante este período de desenvolvimento), o desempenho foi melhorado e seu trabalho ficou mais seguro.

Além disso, 21 traduções foram atualizadas.

Veja as notas da versão GEGL para mais informações.

Não deixe de participar de nosso grupo no Telegram: @sitesempreupdate.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

goobuntu-linux-google-ubuntu-sistema-operacional

Você já ouviu falar no Goobuntu? Ou melhor, Google + Ubuntu? Então, descubra!

linux-journey-um-jeito-facil-para-aprender-linux

Linux Journey: Um jeito fácil para aprender Linux