GitHub mostra quais as linguagens de programação que mais cresceram e Python é apenas o nono da lista

É grande o número de listas que mostram a popularidade das liguagens de programação pelo planeta. Agora, a plataforma GitHub, controlada pela Microsoft, mostra quais as linguagens de programação que mais cresceram e Python é apenas o nono da lista. O GitHub faz esse trabalho há pelo menos dez anos.

Recentemente, ela publicou recentemente seu ‘Octoverse 2022’. Trata-se de um relatório sobre o estado atual do software de código aberto e o ecossistema que o cerca. Levando em consideração que o GitHub abriga 94 milhões de desenvolvedores e que mais de 90% das empresas da Fortune 100 estão presentes na plataforma, as conclusões tiradas por cada edição do Octoverse não são exatamente sem relevância.

GitHub mostra quais as linguagens de programação que mais cresceram e Python é apenas o nono da lista

E neste 2022, um dos dados mais interessantes foi possivelmente a taxa de crescimento dos diferentes idiomas entre 2021 e 2022; o ‘TOP 10’ que nos permite elaborar é o seguinte:

  1. HCL
  2. Rust
  3. Typescript
  4. Lua
  5. Go
  6. Shell
  7. Makefile
  8. Kotlin
  9. Python.

O relatório destaca que ” Rust teve um aumento de mais de 50% em sua comunidade , impulsionado em parte por sua segurança e confiabilidade”, enquanto Python “continuou a ver crescimento no uso no GitHub com um aumento ano a ano de 22,5%, impulsionado por , em parte, por sua utilidade em ciência de dados e aprendizado de máquina.”

De acordo com o GitHub, Lua está crescendo graças à sua crescente popularidade em dois campos totalmente diferentes: desenvolvimento de jogos e aplicativos IoT , enquanto eles atribuem o crescimento do Go a ser uma escolha favorita para projetos baseados em contêineres na nuvem (Docker, Kubernetes etc).

Se estivéssemos olhando apenas para a popularidade, e não para o crescimento do uso, veríamos apenas três das 10 principais linguagens no ranking subsequente: Python (2), Typescript (4) e Shell (8); a liderança cairia, é claro, no JavaScript.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile