GitLab desiste de rastrear usuários

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura

Enquanto muitos fugiram do GitHub para o GitLab após a Microsoft adquirir o serviço de hospedagem de códigos, o GitLab ficou um pouco queimado por conta própria com os planos em que eles estavam trabalhando. A ideia era em torno do suporte à telemetria que começaria a rastrear seus usuários e compartilhar os dados com terceiros. Assim, o GitLab desiste de rastrear usuários

Depois de anunciar as mudanças planejadas em seus termos de serviço, após a indignação do cliente, eles rapidamente abandonaram esses planos.

Em e-mail, GitLab desiste de rastrear usuários

Caros usuários e clientes do GitLab,

Em 23 de outubro, enviamos um e-mail intitulado “Atualizações importantes em nossos Termos de Serviço e Serviços de Telemetria” anunciando as próximas alterações. Com base em comentários consideráveis de nossos clientes, usuários e da comunidade em geral, revertemos o curso no dia seguinte e removemos essas alterações antes que elas entrassem em vigor. Além disso, o GitLab se comprometerá a não implementar telemetria em nossos produtos que envie dados de uso para um serviço de análise de produtos de terceiros. Isso claramente impressionou a nossa comunidade e peço desculpas por esse erro.

Então o que aconteceu? Em um esforço para melhorar nossa experiência do usuário, decidimos implementar o rastreamento de comportamento do usuário com tecnologia de primeira e de terceiros. Claramente, nossos processos de avaliação e comunicação para implementar uma mudança como essa estavam faltando e precisamos melhorar esses processos. Mas essa não é a principal coisa que fizemos de errado.

Nosso principal erro foi que não alcançamos nosso valor principal de colaboração ao incluir nossos usuários, colaboradores e clientes na discussão de estratégia e, por isso, sinto muito. Não deveria ter nos surpreendido que você tenha sentimentos fortes sobre decisões de inclusão / exclusão, rastreamento primeiro versus terceiro, proteção de dados, segurança, flexibilidade de implantação e muitos outros tópicos, e deveríamos ter ouvido primeiro.

Então, para onde vamos a partir daqui? O primeiro passo é uma retrospectiva que está acontecendo em 29 de outubro para documentar o que deu errado. Estamos entrando em contato com clientes que expressaram preocupações e coletando comentários dos usuários e da comunidade em geral. Vamos montar uma nova proposta para melhorar a experiência do usuário e compartilhá-la para feedback. Cometemos um erro ao não colaborar; agora, levaremos o tempo necessário para garantir que isso aconteça. Você pode fazer parte da colaboração postando comentários nesta edição: https://gitlab.com/gitlab-com/www-gitlab-com/issues/5672. Se você é um cliente, também pode entrar em contato com seu representante do GitLab se tiver comentários adicionais.

Estou feliz por você ter um padrão mais alto no GitLab. Se queremos ser transparentes e colaborativos, precisamos fazer isso de forma consistente e aprender com nossos erros.

Atenciosamente,
Sid Sijbrandij
Co-fundador e CEO
GitLab

Portanto, tudo está bem por enquanto e eles não têm planos declarados de rastreamento ou telemetria de comportamento do usuário em seu popular software de colaboração criado em torno do Git.

Fonte: Phoronix

Share This Article
Sair da versão mobile