in

Glimpse é um fork do Gimp

Também há outras opções como o GIMP Shop que tenta fazer com que o GIMP se pareça com o Photoshop

Glimpse é um fork do Gimp

O GIMP é um dos programas mais admirados e usados. Não é apenas um dos melhores softwares de código aberto, mas um dos mais conhecidos também. Porém, não há como negar que seu nome, um acrônimo do “GNU Image Manipulation Program“, não soa bem para alguns. No entanto, para outros, o termo “GIMP tem outros significados, incluindo algumas conotações contenciosamente extracurriculares que a própria equipe de desenvolvimento do editor de imagem reconhece prontamente. Portanto, o Glimpse é um fork do Gimp.

Glimpse Rebrands GIMP

Glimpse é um fork do Gimp

Entre no Glimpse Image Editor, uma bifurcação do The GIMP. Contudo, o mundo está realmente implorando por um fork do GIMP? Tem havido alguns “projetos” de usabilidade construídos sobre, para e ao redor do GIMP ao longo do tempo.

O mais conhecido “esforço” destes é o (surpreendentemente ainda ativo) GIMP Shop.

O pacote GIMP Shop tenta fazer com que o GIMP se pareça com o Photoshop. Assim, para isso, usa uma série de ajustes na interface do usuário, ícones e edições de nomes de menus. E o resultado final, porém, pode não ser dos melhores para muitos fãs.

Especificidades do Glimpse como um fork do Gimp

O Glimpse Image Editor está, no entanto, adotando uma abordagem mais direta do que os esforços anteriores por meio de um fork completo.

Anunciado em julho, o Glimpse irá “refazer a versão existente do v2.10.12 [GIMP]” para torná-la “adequada para instituições educacionais e configurações corporativas”.

Há uma ambição além do branding. Então, os planos são de “adicionar novas funcionalidades que atendam às reclamações comuns dos usuários” com o passar do tempo.

A última parte desta declaração de missão parece ser o mais interessante. Seria realmente ótimo ver algumas experiências arrojadas com diferentes padrões e layouts de UI. São mudanças que o próprio GIMP não pode criar sem desagradar a sua base de usuários existente.

E se o fork tiver uma direção marcadamente diferente com a interface do usuário, talvez também seja compreensível um nome diferente.

Uma versão já pronta para ser baixada é planejada para algum momento de setembro. Você pode saber mais sobre o editor de imagens Glimpse e ajudar a contribuir para o seu desenvolvimento no GitHub:

Glimpse Image Editor no GitHub

E, do mesmo modo, você pode apoiar o projeto usando o Patreon. Para mais informações, acesse este link.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Debian precisa reavaliar interesse em "Init System Diversity"

Estação Espacial Internacional adota o Debian Linux

RetroArch 1.7.8 é lançado

RetroArch 1.7.8 é lançado