Android

10/09/2021 às 13:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Gmail, Meet, Drive e Docs ganham nova aparência no Android

Os usuários do Android devem notar uma nova aparência para os principais aplicativos de produtividade do Google, incluindo Gmail, Meet, Drive, Agenda, Documentos, Planilhas e Apresentações.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O Google começou a lançar sua versão renovada do Material Design, apelidada de ‘Material You’, em seus aplicativos principais no Android. Sendo assim, Gmail, Meet, Drive e Docs ganham nova aparência no Android. O Material You é uma atualização do design de material ‘simples’ do Google: agora o Google está lançando o novo Material You Look para seus aplicativos de espaço de trabalho no Android, incluindo Gmail, Meet, Drive, Agenda e Documentos, Planilhas e Apresentações

As principais mudanças nos aplicativos afetados incluem novas barras de navegação, botões de ação flutuantes aprimorados e uma mudança de fonte no Google Sans que deve facilitar a leitura de textos em tamanhos menores. 

Mudanças como essas são o que o Google espera que os desenvolvedores de aplicativos também adotem em suas interfaces de usuário. Isso poderá ocorrer por meio de ferramentas como a estrutura de desenvolvimento de interface do usuário, Flutter, que foi atualizada esta semana com o Material de suporte .   

O Google observa que a atualização traz vantagens extras para os proprietários de Pixel com o próximo lançamento do Android, que lhes dá a opção de combinar as cores dos aplicativos com o papel de parede do dispositivo para uma “aparência mais dinâmica e personalizada”. 

Gmail, Meet, Drive e Docs ganham nova aparência no Android

O novo material que você olha está disponível agora no Gmail, Drive, bem como no Documentos, Planilhas e Apresentações. As atualizações do Google Meet e do Google Agenda acontecerão nos dias 19 e 20 de setembro, respectivamente. 

A atualização também traz alguns aprimoramentos de acessibilidade. 

“Material Você ajustará automaticamente o contraste, o tamanho e a largura da linha com base nas preferências do usuário e no contexto do aplicativo. Os esquemas de cores pré-existentes, por exemplo, tipos de arquivo codificados por cores, cores de pasta ou para avisos no aplicativo, permanecerão inalterados,” Notas do Google em uma postagem de blog.  

A atualização visual está sendo implementada para todos os usuários do Google, incluindo clientes no Google Workspace, G Suit Basic e assinaturas Business.      

Nem todo mundo se preocupa ou mesmo percebe mudanças mínimas de estilo e fonte em um aplicativo, mas em aplicativos que bilhões de pessoas usam diariamente, mudanças sutis de design são importantes para muitas pessoas. E é importante para empresas de software também, onde UI e UX bem elaboradas fazem a diferença na captação, retenção e, em última análise, nas receitas do usuário. 

O Google anunciou o Material You em sua conferência anual Google IO 2021. Ele justificou as mudanças com base no fato de que as pessoas querem mais do que funcionalidade e uma experiência que também evoca emoção em vários dispositivos – de relógios a telefones, tablets e desktops – e geografias, culturas e ambientes de trabalho pandêmicos variados.

Via ZDNet

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×