Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

15/06/2021 às 19:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Gmail web recebe redesenho de navegação e ‘Salas’ de bate-papo agora são chamadas de ‘Spaces’

Gmail web recebe redesenho de navegação e 'Salas' de bate-papo agora são chamadas de 'Spaces'

O Google está tornando, cada vez mais, o seu serviço de e-mail em um grande hub de vários recursos reunidos em um só lugar. Assim, o Gmail web recebe redesenho de navegação e as ‘Salas’ de bate-papo agora são chamadas de ‘Spaces’. Tudo isso faz parte do Workspace que tornar-se disponível “para todos”. É neste sentido que o Gmail está otimizando a navegação na web, enquanto as “Salas” do Google Chat em breve serão chamadas de “Espaços”.

Esta navegação simplificada, que estará disponível até início de agosto, vem com o “Gmail” reformulado. Agora ele é o lar de mensagens do Google Chat e videochamadas Meet. Atualmente, expandir a gaveta de navegação do Gmail revela as seções Mail (pastas e marcadores), Chat (conversas individuais e em grupo), Salas (conversas maiores) e Meet (iniciar ou ingressar) que você pode expandir ou recolher. 

O Gmail Web está mudando para um trilho de navegação (como no Google Fotos) com botões redondos para Mail, Chat, Spaces e Meet. Depois de tocar em uma visualização, outra gaveta aparece à direita com navegação familiar. Por exemplo, você obtém a lista padrão de pastas e marcadores para o Gmail e uma lista de conversas recentes para Chat e Spaces.

Dito isso, o canto superior esquerdo, abaixo do botão de hambúrguer, mostra um e-mail de composição FAB, enquanto avatares das pessoas com quem você acabou de falar podem aparecer na parte inferior. Caso contrário, a barra de aplicativos que apresenta o campo de pesquisa, status ativo e outras configurações, bem como o corrimão direito com complementos para Agenda, Drive e muito mais, permanecem inalterados.

Gmail web recebe redesenho de navegação e ‘Salas’ de bate-papo agora são chamadas de ‘Spaces’

Gmail Google Chat Spaces 4

O Google imagina que esta seja uma maneira mais fácil de alternar entre diferentes aplicativos enquanto permanece em uma página. Você pode pensar nela como a barra inferior do Gmail para Android e iOS chegando à web. Enquanto isso, o aplicativo principal com o qual você está interagindo está no centro, dentro de uma folha que apresenta cantos arredondados na parte superior.

O principal anúncio do Google hoje é o Chat “Rooms” – seu concorrente do Slack e Teams. Ele agoa passa a se chamr “Spaces” – um nome que pode soar familiar . Ele deve ser “um local dedicado para organizar pessoas, tópicos e projetos no Google Workspace”. Você pode fazer com que uma janela de bate-papo – com guias para Arquivos e Tarefas – apareça no lado esquerdo da tela enquanto um documento ocupa o restante dela.

Vamos evoluir os Rooms para se tornar Spaces e lançar uma interface de usuário simplificada e flexível que ajuda as equipes e os indivíduos a se manterem atualizados sobre tudo que é importante.

A empresa os considera úteis para os momentos em que um e-mail ou chat precisa ficar maior. Inclui recursos como encadeamento de tópicos em linha, emoji /GIFs personalizados e outras reações expressivas, fixação de mensagens e indicadores de presença e status personalizados do Calendário, ao mesmo tempo que se integra totalmente a arquivos e Tarefas. Você também pode executar enquetes e integrar fluxos de trabalho com bots de terceiros.

Esta atualização também contará com funções de usuário e ferramentas de moderação. Os espaços podem ser facilmente navegados dentro de um domínio, embora também estejam disponíveis para usuários gratuitos.

O Spaces pode fornecer um local para fomentar o compartilhamento de conhecimento e construção de comunidade para equipes de todos os tamanhos, onde todas as informações, conversas e arquivos relevantes para um projeto podem ser organizados e onde os tópicos – mesmo no nível da organização – podem ser moderados de forma inteligente. Com a capacidade de fixar mensagens onde todos possam vê-las, o Spaces desempenhará um papel crucial em ajudar as pessoas a se manterem conectadas e informadas conforme o trabalho híbrido evolui.

Via 9to5Google

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.