GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11

O GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11. Portanto, este ambiente desktop continua a se parecer com um lançamento incrivelmente grande em relação à performance. Isso pode ser dito especialmente para os usuários do Wayland.

No início deste verão, o suporte foi adicionado ao Mutter do GNOME para gerar um arquivo Xauth e passá-lo para o XWayland ao iniciar. O foco dessa contribuição da Red Hat foi permitir que os aplicativos X.Org/X11 fossem executados no XWayland como sudo. Até este ponto, ao usar o sudo com um aplicativo X11 no Wayland, não funcionou. No entanto, essa adição para o GNOME 3.34 corrige esse comportamento.

GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11 com o comando sudo

Além disso, acaba de chegar mais uma mudança importante para Mutter por Olivier Fourdan da Red Hat. Ele acaba de aperfeiçoar ainda mais o seu código XWayland para adicionar o usuário local para xhost. Isso permite que os clientes X11 agora trabalhem a partir de um VT diferente, sem quaisquer variáveis ??de ambiente extras definidas além do DISPLAY. Em outras palavras, o mesmo usuário no mesmo sistema agora pode executar clientes com mais facilidade com o XWayland. Tudo graças a esse commit, chegando atrasado no ciclo 3.34.

Separadamente, na última segunda-feira, outra otimização de desempenho do Clutter ocorreu em Mutter.

Espera-se que o GNOME 3.34 seja lançado em 11 de setembro como mais um grande passo à frente para o GNOME Shell + Mutter e aplicativos relacionados.

Alterações até a estreia

No início deste mês saiu a versão beta do GNOME 3.34. Isto também marcou os congelamentos UI/ feature/API/ABI para esta atualização de seis meses na área de trabalho GNOME. O GNOME Shell e o Mutter estão atrasados ??para a festa, mas já tiveram as versões também renovadas.

GNOME Shell viu suporte incluído para gerenciamento de pasta do selecionador de aplicativos DnD, suporte a clocks/weather integration para aplicativos de área restrita, suporte para inicialização via instâncias do usuário systemd, substituição de animações Tweener por Clutter, animação consistente de novas ações de janela e uma variedade de correções de bugs.

Mutter liberou a versão beta de 3.34. Entretanto permitiu uma visibilidade fixa de clones com fonte oculta, reduziu o congelamento ao abrir algumas janelas pop-up, suporte para iniciar o XWayland on-demand e uma variedade de correções. O início do XWayland on-demand para que ele esteja ativo apenas quando necessário é uma das mudanças básicas mais esperadas para o GNOME 3.34.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile