in

GNOME 3.36.3 lançado com várias melhorias

Veja as principais alterações implementadas.

O ambiente de trabalho GNOME não para de evoluir. O desenvolvedor Jordan Petridis, da Equipe de Liberação do GNOME, anunciou a disponibilidade do GNOME 3.36.3. Esta é a terceira versão desta série mais recente de ambientes de desktop do GNOME 3.36. Esta versão chega exatamente cinco semanas após o GNOME 3.36.2.
Assim, a atualização estável do GNOME 3.36.3 continua a corrigir bugs, atualizar traduções e adicionar várias outras melhorias menores ao ambiente de área de trabalho do GNOME 3.36. Precisamos reconhecer a evolução do ambiente desde que passou a ser padrão do Ubuntu, na tentativa de oferecer aos usuários uma versão mais estável e confiável.

Como esperado em qualquer versão pontual, o GNOME 3.36.3 corrige vários bugs relatados pelos usuários desde versões anteriores em vários componentes e aplicativos. Além disso, atualiza muitas traduções de idiomas. No entanto, também existem algumas melhorias. Por exemplo, o gerenciador de janelas Mutter adiciona melhor screencast do monitor no X11, implementa a detecção no modo de toque para o back-end do X11 e remove a detecção de teclado externo das heurísticas no modo de toque.

GNOME 3.36.3 é lançado com várias melhorias

A interface do usuário do GNOME Shell também recebeu algumas correções, para os chamados controles de mídia “fantasma”, um problema com o recurso Não perturbe que redefine sua configuração na inicialização, bem como para ícones de fallback distorcidos na barra superior.

Além disso, o GNOME Shell agora apresenta um tempo limite reduzido para rolagem no modo Visão geral, só inicia as unidades systemd quando executadas no systemd, atualiza os desvios dos relógios mundiais quando o fuso horário muda e permite atualizações apenas para extensões que não são armazenadas em cache.

Outro aplicativo que recebeu melhorias significativas é o GNOME Boxes, que agora desativa a criação de máquinas virtuais com firmware EFI, atualiza a sensibilidade da opção “Enviar arquivo” quando o agente do usuário está conectado, corrige problemas de cancelamento de criação de VM no assistente de criação de máquinas, e melhora a compatibilidade do GCC 10 para compilações Flatpak.

Outras novidades

O mecanismo de pesquisa Tracker agora funciona com o gerenciador de arquivos Nautilus em mais localidades. Da mesma forma, o aplicativo Simple Scan não oferece mais aos usuários a possibilidade de digitalizar se não houver dispositivo detectado. E o aplicativo GNOME Logs possui um novo ícone do aplicativo noturno.

A versão GNOME 3.36.3 está disponível para download agora para integradores de sistemas operacionais Linux como um instantâneo oficial do projeto BuildStream aqui ou como pacotes de origem aqui. O Projeto GNOME recomenda todas as distribuições que enviam a versão GNOME 3.36 para atualizar para a versão 3.36.3 o mais rápido possível.

Os tempos de execução do GNOME 3.36 Flatpak também foram atualizados, para que você possa instalar a versão mais recente do Flathub. Se você estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 3.36 em sua distribuição GNU/Linux fique de olho. Em breve a nova versão estará chegando aos repositórios de software estáveis. Portanto, atualize-os imediatamente.

9to5 Linux