GNOME 3.36 será lançado em 11 de março

Com o grande lançamento do GNOME 3.34 saindo esta semana, o cronograma de lançamento do GNOME 3.36 foi publicado. Na maioria das vezes, não há grandes surpresas, assim como ocorre no código bonus pokerstars. Em ambos os casos, todos devem sair ganhando com mais segurança e performance. O GNOME 3.36 é outra atualização de seis meses neste ambiente de desktop.  Assim, será lançada em meados de março, como de costume. Dado o calendário oficial, o GNOME 3.36 será lançado em 11 de março de 2020.

No entanto, agora existem algumas mudanças menores, porém fundamentais, que acabam de ser introduzidas como parte do cronograma de lançamento do GNOME 3.36.

Os detalhes estão expostos de forma bem explicativa neste post na lista de discussão :

  • Os Tarballs passam a vencer no sábado (e não mais segunda-feira, como de costume);
  • Da mesma forma, terão vencimento no mesmo dia os Tarballs estável e instável;
  • Um período mais longo será dado às manutenções estáveis;
  • Os lançamentos são publicados quando estiverem prontos (não necessariamente na quarta-feira).

O que mais esperar do GNOME 3.36 será lançado em 11 de março

O ciclo do GNOME 3.36 começa com a primeira versão de desenvolvimento (GNOME 3.35.1) já no próximo mês, por volta de 12 de outubro. Assim, logo depois virá a versão beta do GNOME 3.36. Ela sai aproximadamente em 15 de fevereiro. Do mesmo modo, o candidato à versão de lançamento do GNOME 3.36 está previsto para sair por volta de 29 de fevereiro.  E então, finalmente, em 11 de março, deve acontecer o grande lançamento da versão estável.

Lançamento do GNOME 3.34 esperado amanhã

GNOME 3.34 será lançado oficialmente amanhã. Uma página wiki destina-se a ajudar amigos do GNOME de diferentes cantos do mundo a planejar as celebrações. Esta é mais uma versão bastante esperada do ambiente de trabalho depois da enorme repercussão da versão anterior, o GNOME 3.32, adotado pelo Ubuntu e Fedora, por exemplo.

Segundo o anúncio oficial, para comemorar a chegada do GNOME 3.34 e promover o lançamento do mesmo, estão sendo incentivados eventos ao redor do mundo. O objetivo é bem claro: informar a todos sobre o GNOME e seus benefícios. Assim, a ideia é criar pontos de discussão e atrair imprensa local/internacional para falar sobre o GNOME. Da mesma forma, é para conscientizar o GNOME em geral.

Para o GNOME 3.34, agora há lançamentos pontuais planejados através do GNOME 3.34.5 chegando em março próximo.

O GNOME 3.35.x é uma série de desenvolvimento instável destinada a fins de teste e hacking. O GNOME usa números de versão secundários ímpares para indicar o status do desenvolvimento, então esta série 3.35.x instável se tornará a versão estável oficial do 3.36, diz o anúncio do cronograma oficial.

O cronograma de lançamento do GNOME 3.34/3.36 pode ser visto no Wiki do GNOME.

Além das alterações recentes do GNOME Shell e Mutter, outras alterações do GNOME 3.34-RC2 que valem a pena mencionar incluem:

  • GLib adiciona suporte inicial para aplicativos Windows/UWP;
  • At-spi2-atk/at-spi2-core mudou para uma licença LGPL-2.1 +;
  • Melhorias na documentação do Gedit;
  • GNOME Maps tem uma correção de desempenho quando há muitas atualizações de local a serem manipuladas;
  • Muitas correções de bugs no GNOME Music após sua grande reescrita;
  • GNOME Session tem mais correções de sessão do usuário no sistema;
  • O GTK + 3.24.11 oferece suporte ao protocolo XDG-Output v3 Wayland, além de corrigir o manuseio da propriedade da área de transferência. Há tambématualizações de temas do Adwaita e manipulação aprimorada de metadados do monitor no X11;
  • Gtksourceview agora suporta realce de sintaxe para ASCII Doc e Dockerfile;
  • O leitor de tela Orca está trabalhando no suporte ao Chromium e outras melhorias;
  • Muitas atualizações de tradução em todos os aplicativos GNOME.

Fonte: Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile