in

GNOME 3.38.4 lançado com mais melhorias no GNOME Shell, Mutter e Wayland

A atualização chegou três semanas depois da versão anterior.

O desenvolvedor Matthias Clasen anunciou a disponibilidade do GNOME 3.38.4 como a quarta atualização de manutenção da última série de ambientes de desktop GNOME 3.38. A atualização chega três semanas após o GNOME 3.38.3. Assim, este quarto lançamento pontual está aqui para introduzir mais correções de bugs, atualizações de tradução e pequenas melhorias para manter a série de ambientes de desktop GNOME 3.38 o mais estável e confiável possível. Então, o GNOME 3.38.4 lançado com mais melhorias no GNOME Shell, Mutter e Wayland.

Entre as mudanças notáveis ??implementadas no GNOME 3.38.4, há um melhor suporte HiDPI no Wayland para o visualizador de documentos Evince, melhorias Flatpak no gerenciador de máquina virtual GNOME Boxes, bem como acessibilidade aprimorada da tela de login no GNOME Shell.

GNOME 3.38.4 lançado com mais melhorias no GNOME Shell, Mutter e Wayland

O GNOME Shell também recebeu várias correções de bugs que tratam do desaparecimento do problema da grade de aplicativos. Além disso, melhoram a capacidade de fazer capturas de tela de janelas de tela inteira não redirecionadas no X11. Por outro lado, melhoram o armazenamento de segredos VPN e corrigem falhas visuais que apareceram durante as transições de visão geral.

Mutter, o gerenciador de janela e composição do GNOME, também recebeu um pouco de atenção durante o ciclo de desenvolvimento do GNOME 3.38.4 para habilitá-lo a definir o Xrandr como saída primária do XWayland, desabilitar os CRTCs se não houver monitor conectado e resolver alguns travamentos e bugs.

Outras mudanças

Do mesmo modo, o GTK 4.1 também saiu durante este ciclo como a primeira grande atualização para GTK 4. Ele possui melhor suporte GL, gradiente shaders otimizados, melhor suporte Wayland para KWin, melhor suporte para telas pequenas, e muitos outros goodies.

Se você estiver usando o ambiente de desktop GNOME 3.38 em sua distribuição GNU/Linux, fique de olho nos repositórios de software estáveis ??para os pacotes 3.38.4 e atualize o mais rápido possível para uma melhor experiência. Usuários avançados do Linux e mantenedores do sistema operacional Linux que desejam compilar a versão GNOME 3.38.4 por conta própria podem usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que podem ser baixados aqui, ou os pacotes de origem.

O próximo lançamento pontual no ciclo de lançamento do GNOME 3.38 é o GNOME 3.38.5. Esta versão deve chegar no final de março, muito perto do lançamento da próxima grande versão do ambiente de desktop, o GNOME 40, com lançamento previsto para 24 de março de 2021.

9to5 Linux

Linux Kernel 5.4 está sendo implementado via Windows Update

Collabora melhora suporte para Chromebook e jogos do Windows no Linux 5.11