in

GNOME 3.38 Desktop Environment lança versão beta

Versão final é esperada para 16 de setembro.

GNOME 3.38 Desktop Environment lança versão beta

Atrasou mas chegou. O novo GNOME 3.38 Desktop Environment lança versão beta com uma semana de atraso de uma semana. O anúncio foi feito pelo Projeto GNOME. Portanto, esta é a primeira primeira versão beta da próxima série de ambientes de desktop GNOME 3.38 que está pronta para ser usada em testes, desde que seja feita uma compilação. Este deve ser o ambiente padrão do Ubuntu 20.10 em outubro e do Fedora WorkStation 33, sem uma data definida ainda.

O GNOME 3.38 beta é um marco importante no ciclo de desenvolvimento desta série. Então, a versão estável deve sair dentro de exatamente um mês, em 16 de setembro de 2020. A versão beta também marca o início dos estágios de desenvolvimento UI Freeze, Feature Freeze e API Freeze. Assim, isso significa que nenhum novo recurso importante será adicionado ao próximo ambiente de desktop GNOME 3.38 até seu lançamento final.

Além disso, durante a fase beta, os desenvolvedores de aplicativos estão sendo incentivados a começar a testar seus aplicativos e extensões em relação ao lançamento beta, se quiserem atingir a pilha GNOME 3.38.

Este é o primeiro lançamento beta em direção ao 3.38. Ele também marca o início do congelamento de UI, recurso e API (coletivamente conhecido como The Freeze), disse Abderrahim Kitouni em nome da Equipe de Lançamento do GNOME.Se você gostaria de ter como alvo a plataforma GNOME 3.38, este é o melhor momento para começar a testar seus aplicativos ou extensões.

GNOME 3.38 Desktop Environment lança versão beta

GNOME 3.38 Desktop Environment lança versão beta

Existem muitos pacotes e aplicativos básicos atualizados neste primeiro lançamento beta e também inúmeras mudanças interessantes. Então, os destaques incluem:

  • suporte Flatpak muito aprimorado;
  • uma tela de boas-vindas renovada;
  • estrutura de serviço do systemd renovada;
  • a capacidade de reorganizar itens no seletor de aplicativo;
  • e screencasting aprimorado.

Novo suporte a “Opções de inicialização” foi adicionado à caixa de diálogo “Reiniciar”, que foi movida para um item de menu separado. Além disso, o GNOME agora tem como padrão não instalar mais atualizações quando o dispositivo está com bateria fraca.

Também há:

  • proteção USB habilitada por padrão;
  • os eventos do calendário não fazem mais parte da lista de notificações;
  • diálogos da pasta do aplicativo e a paginação do selecionador de aplicativo foram refinados;
  • e o botão de troca de usuário agora está automaticamente oculto na tela de bloqueio.
  • O GNOME 3.38 também adicionará suporte para logins pré-autenticados em ambientes VMware;
  • oferecerá melhor suporte para aplicativos em sandbox com vários arquivos .desktop;
  • e aumentará o tamanho do teclado na tela na orientação retrato para dispositivos móveis, como o PinePhone executando postmarketOS.

Mais novidades

  • O navegador Epiphany (GNOME Web) agora oferece suporte a servidores de sincronização auto-hospedados;
  • o GNOME Maps agora apresenta navegação de teclado aprimorada para entradas de roteamento e uma interface do usuário adaptável para a barra lateral de roteamento;
  • e o gerenciador de arquivos Nautilus agora escapa automaticamente nomes de arquivos em montagens NTFS e exFAT.

Faça os testes do novo GNOME 3.38

Aqueles que desejam testar o lançamento do GNOME 3.38 beta têm vários métodos, o mais popular é uma máquina virtual que eles podem baixar aqui e executar no aplicativo GNOME Boxes.

Se você deseja compilar o GNOME 3.38 beta, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream ou os pacotes de códigofonte. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento e não é adequada para uso em um ambiente de produção .

Entretanto, antes de seu lançamento final em meados de setembro, o próximo ambiente de desktop GNOME 3.38 receberá um segundo marco beta. Isso deve ocorrer em algum momento no final deste mês. Da mesma forma, um Release Candidate sai na primeira semana de setembro.

9to5 Linux