Notícias

20/07/2021 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME 41 Alpha lançado com muitas mudanças na área de trabalho

GNOME 41 Alpha lançado com muitas mudanças na área de trabalho

O projeto GNOME anunciou o lançamento da primeira versão alpha do próximo ambiente de desktop GNOME 41. E o novo GNOME 41 Alpha que acaba de ser lançado vem com muitas mudanças importantes na área de trabalho.


O GNOME 41 não será lançado até setembro. Entretanto, já existem muitas mudanças reunidas para o GNOME “41 alpha”, além das atualizações de tradução usuais e correções de bugs. Alguns componentes principais como GNOME 41 Shell e Mutter não emitiram não chegaram a tempo desta versão Alpha. Contudo, entre as mudanças encontradas no comunicado oficial de lançamento do GNOME 41 Alpha estão alguns itens importantes.

GNOME 41 Alpha lançado com muitas mudanças na área de trabalho

GNOME 41 Alpha lançado com muitas mudanças na área de trabalho
  • O navegador Epiphany agora usa um menor fonte da barra de endereço no modo estreito, a lista suspensa da barra de endereço agora suporta vários filtros, PDF.js atualizado, o processo da web agora é interrompido quando não responde por muito tempo, novos atalhos de teclado e outras melhorias;
  • O visualizador de documentos Evince abandonou o suporte ao plug-in do navegador;
  • O editor de texto Gedit agora ativa o plug-in OpenLink por padrão, várias alterações de widget GTK e outras atualizações;
  • GJS tem melhor estabilidade;
  • GNOME Boxes agora tem suporte para reprodução de áudio em conexões VNC para este visualizador de máquina virtual junto com outras melhorias;
  • GNOME Calculator reformulou sua interface de usuário;
  • O kit de ferramentas GTK 4.3.1 tem muitas correções, suporte para EGL no X11 e outras melhorias.

Onde baixar

Se você deseja compilar o GNOME 41.alpha, você pode usar o oficial Instantâneo do projeto BuildStream. Graças à sandbox de construção do BuildStream, deve ser construído de forma confiável para você, independentemente das dependências de seu sistema host:

https://download.gnome.org/teams/releng/41.alpha/gnome-41.alpha.tar.xz

Esta versão é um instantâneo do código de desenvolvimento. Embora seja funcional e utilizável, destina-se principalmente a testes e hacking. O GNOME usa números ímpares de versão secundária para indicar o desenvolvimento status. Para mais informações sobre o lançamento do GNOME 41, a programação completa, o módulo oficial listas e as listas de módulos propostos, consulte nossa página wiki.

Além de muitos outros detalhes, você poderá fazer o download de fontes do GNOME 41 Alpha por meio da lista de discussão da equipe de desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Por outro lado, o lançamento da versão beta do GNOME 41 é esperado por volta do mês que vem, o candidato a lançamento do GNOME 41 no início de setembro. Somente então deveremos ver oficialmente o GNOME 41.0 lançado em 22 de setembro.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.