GNOME 42 chegou com nova interface de captura de tela, aplicativos GTK4 e modo escuro

O Projeto GNOME anunciou o lançamento e a disponibilidade do GNOME 42. Por tanto, esta é a versão mais recente e melhorada do ambiente de desktop popular para distribuições GNU/Linux modernas. Ele finalmente chegou após seis meses em desenvolvimento e está repleto de muitos recursos e melhorias para quem é fã deste ambiente ou usa as distribuições Fedora Workstation e Ubuntu por padrão.

Após seis meses de desenvolvimento, o GNOME 42 chegou e está repleto de novos recursos e aprimoramentos interessantes para os fãs do ambiente de desktop GNOME. A maior mudança nesta versão principal é a portabilidade de quase todos os aplicativos GNOME padrão para o kit de ferramentas GTK4 mais recente e a biblioteca libadwaita 1.0 para uma aparência mais moderna e desempenho mais rápido.

GNOME 42 chegou com nova interface de captura de tela, aplicativos GTK4 e modo escuro

O maior destaque será mesmo a inclusão dos novos aplicativos GTK4 no GNOME 42, que terão um visual totalmente retocado. As novas alterações visuais da interface do usuário também se aplicam ao aplicativo Configurações, bem como a todas as caixas de diálogo do sistema e elementos da interface do usuário para uma sensação consistente.

Entre os principais aplicativos do GNOME que foram portados para o GTK4, há:

  • o software GNOME;
  • configurações do GNOME;
  • calculadora do GNOME;
  • relógios do GNOME;
  • calendário do GNOME;
  • caracteres do GNOME;
  • contatos do GNOME;
  • analisador de uso do disco, fontes, tarefas pendentes e tour do GNOME. 

No entanto, aplicativos não essenciais como Sound Recorder, Contrast ou Secrets também foram portados para o GTK4.

Infelizmente, a versão GTK4 do aplicativo Arquivos (Nautilus) foi adiada para uma versão futura devido a alguns problemas importantes. No entanto, Arquivos recebeu algumas grandes mudanças, como uma nova barra de navegação de caminho, reorganização dos itens de menu e um popover de renomeação de arquivo atualizado. Além disso, o tema de ícone padrão do GNOME inclui uma nova cor de pasta vibrante.

A portabilidade GTK4 do aplicativo Configurações do GNOME traz configurações redesenhadas de Aplicativos, Exibições e Área de Trabalho Remota com RDP como o protocolo de área de trabalho remota padrão para uma experiência mais completa e de alto desempenho.

O navegador GNOME Web (Epiphany) também não foi portado para o GTK4, mas recebeu renderização acelerada por hardware para todos os sites por padrão, desempenho de rolagem aprimorado e vários outros aprimoramentos.

Outras alterações

Duas outras grandes mudanças se destacam no lançamento do GNOME 42, ou seja, a nova captura de tela e a interface do usuário de screencast incorporadas à interface do GNOME Shell (acessível com a tecla PrintScr) em vez de usar um aplicativo independente (por exemplo, GNOME Screenshot), bem como sistema Suporte amplo ao Modo Escuro para todos os aplicativos por meio do novo painel Aparência nas Configurações do GNOME que substitui o painel Plano de fundo, com suporte para versões claras e escuras de planos de fundo.

O GNOME 42 também apresenta um novo aplicativo desenvolvido pelo criador do GNOME Builder, Christian Hergert, o Editor de Texto, que substitui o bom e velho editor de texto Gedit como o aplicativo de edição de texto padrão. O Text Editor é totalmente portado para o GTK4 e vem com vários recursos e um design moderno e elegante.

Há também um novo aplicativo de console que visa fornecer aos recém-chegados ao Linux um emulador de terminal simples para tarefas simples de CLI (interface de linha de comando). O console não é um substituto para o GNOME Terminal, mas um aplicativo principal para a interface móvel Phosh do GNOME para telefones e tablets Linux.

Aplicativos Flatpak

Por outro lado, o GNOME 42 traz melhor suporte para aplicativos Flatpak, melhor suporte a Wayland, grandes melhorias de desempenho para indexação de arquivos, manipulação de entrada foi significativamente aprimorada, capacidade de resposta percebida aprimorada para jogos e aplicativos exigentes em gráficos, juntamente com suporte de scanout direto para a maioria -screen OpenGL ou aplicativos Vulkan (media players, jogos, etc.) para reduzir o consumo de energia.

Confira as notas de lançamento para mais detalhes. O ambiente de desktop GNOME 42 chegará em breve aos repositórios de software de algumas das distribuições GNU/Linux de lançamento contínuo mais populares, como openSUSE TumbleweedClear Linux e Arch Linux.

Outras distribuições futuras, como Fedora Linux 36 ou Ubuntu 22.04 LTS, receberão a atualização do GNOME 42 provavelmente após o primeiro lançamento pontual, GNOME 42.1, chegar às ruas em meados de abril de 2022. Enquanto isso, confira o vídeo promocional oficial abaixo com todas as destaques desta grande nova versão!

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile