GNOME 42 suporta a opção Papel de Parede Escuro

O novo GNOME 42 trará muitas novidades em breve quando estrear sua versão estável. Agora, o GNOME 42 suporta a opção de Papel de Parede Escuro, ou, se preferir chamar assim, novosplanos de fundo no modo escuro.

Simplificando: quando a configuração do modo escuro (novo padronizado) é ativada no GNOME 42, uma versão ‘dark’ do papel de parede padrão é aplicada. Quando o modo de luz está ativado, uma versão ‘light’ do papel de parede acaba aparecendo. 

Naturalmente, você é livre para substituir esse comportamento e definir qualquer imagem que desejar como plano de fundo da área de trabalho, independentemente de qualquer preferência de modo escuro que esteja ativa.

O GNOME planeja mostrar todos os papéis de parede no mesmo pool, embora com cortinas capazes de “modo escuro” visivelmente diferenciadas de fundos regulares, como pode ser visto na imagem que pode ser acessada diretamente daqui e que você também pode conferir logo abaixo:

Papel de parede Adwaita no modo escuro no GNOME 42

GNOME 42 suporta a opção Papel de Parede Escuro

Embora esse recurso não mude a maneira como você usa o computador, não deixa de ser um detalhe bem importante. Isso porque é uma mudança interessante de acordo com a maneira como o modo escuro funciona em outros desktops, principalmente Windows 11 e macOS, bem como sistemas operacionais móveis como Android e iOS.

Infelizmente, não há qualquer documentação específica sobre como se pode criar um par de papel de parede dinâmico/adaptativo manualmente. No entanto, o código que implementa parte das alterações sugere que uma configuração com base no .xml.

Atualizar

O desenvolvedor do GNOME, Alexander Mikhaylenko, compartilha mais detalhes sobre como as novas configurações de papel de parede escuro funcionam em um tópico no Twitter. Verifique isso se você estiver interessado em criar suas próprias imagens de dois tons para uso no GNOME 42.

Finalmente, embora não exista atualmente uma opção automatizada para alternar entre o modo claro e escuro com base, por exemplo, na hora do dia, esse recurso está sendo considerado. No entanto, este novo recurso deve ficar mesmo para estrear no GNOME 43 ou até mesmo outra versão mais avançada.

GNOME 42 terá nova ferramenta de captura de tela

Os desenvolvedores do ambiente de trabalho GNOME confirmaram mudanças profundas em um novo aplicativo de captura de telas nativo do desktop.  A estreia, segundo a publicação da equipe, chegará com o GNOME 42. O projeto publica semanalmente as novidades em que estão trabalhando ou que já lançaram. Assim, o artigo desta semana foi chamado simplesmente de “PrintScrn”.  Como sabemos, essa é uma tecla presente nos computadores e que serve para tirarmos uma imagem da tela do computador, também chamados de screenshots.

Esta ferramenta mudará muito no GNOME 42. No entanto, a principal alteração é que ela também permitirá gravar a tela da área de trabalho. Isso já ocorre com SimpleScreenRecorder se estivermos no X11 ou OBS Studio se estivermos em Wayland. 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile