GNOME 43.3 tem pequenas correções para mapas e software GNOME

Esta versão também inclui novas versões do GNOME Text Editor, GNOME Image Viewer e libadwaita.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Projeto GNOME lançou neste final de semana o GNOME 43.3. Como a numeração indica, esta é a terceira atualização de manutenção para a mais recente série estável GNOME 43 deste ambiente de área de trabalho amplamente usado. Além disso, é um lançamento que traz algumas pequenas correções de bugs e aprimoramentos. Assim, o GNOME 43.3 tem pequenas correções para mapas e software GNOME.

O GNOME 43.3 foi lançado apenas um mês após o GNOME 43.2, então você pode imaginar que ele não inclui grandes mudanças. Na verdade, é uma pequena atualização, mas queria que você soubesse que está oficialmente disponível e estará disponível nos repositórios da sua distribuição nos próximos dias.

O GNOME 43.3 traz correções de bugs para o aplicativo GNOME Maps, para o problema de camadas de forma borrada no zoom, bem como para a precisão do posicionamento do marcador de localização do usuário. Vários outros bugs também foram corrigidos, mas nenhum detalhe foi fornecido, portanto, se você estiver usando o GNOME Maps regularmente, fique de olho nesta atualização.

O gerenciador de pacotes de software GNOME também recebeu alguma atenção durante este ciclo. O aplicativo agora expira periodicamente ícones de aplicativos em cache e não notifica mais sobre atualizações críticas não preparadas. Além disso, várias traduções de idiomas receberam atualizações.

GNOME 43.3 tem pequenas correções para mapas e software GNOME

Também chegando nesta rodada de atualizações para o GNOME 43 está o Text Editor, que está na versão 43.2. Esta versão implementa a capacidade de classificar documentos recentes pela hora da última visita (abertura), melhora o recurso de salvamento automático e desativa a entrada de pesquisa quando a lista de itens recentes está vazia, bem como realce, verificação ortográfica e correspondência de colchetes em arquivos grandes.

GNOME 43.3 tem pequenas correções para mapas e software GNOME

O Text Editor 43.2 também corrige a rolagem de grandes listas na caixa de diálogo “salvar alterações”, corrige o estilo de ênfase em vários esquemas de estilo, corrige o estado inicial dos botões da barra de pesquisa e atualiza as traduções.

Uma nova versão da biblioteca libadwaita (1.2.1) também está presente com muitas correções de bugs. Assim, inclui um vazamento de memória, e o aplicativo Eye of GNOME (Image Viewer) na versão 43.2 para evitar avisos críticos ao salvar imagens ao fechar o aplicativo.

Por último, mas não menos importante, os desenvolvedores incluíram a versão Nautilus (Arquivos) 43.2 no changelog, embora tenha chegado no início de janeiro de 2023. Esta versão, que você provavelmente já está usando em sua distro, traz uma função funcional de software nautilus-autorun, reintroduz o tamanho do ícone de 64px para a exibição em grade, mostra o nome de arquivo completo novamente na grade usando dicas de ferramentas e restaura a navegação bidimensional do Sushi.

Além disso, o Nautilus 43.2:

  • aborda um problema de rolagem engasgando;
  • lida com peculiaridades de arrastar e soltar somente X11;
  • melhora a configuração de seleção;
  • não mostra mais no tipo em Propriedades;
  • reativa as caixas de diálogo de erro de renomeação;
  • e melhora a navegação do foco do teclado no novas visualizações.

Se você estiver usando a série de ambiente de área de trabalho GNOME 43, certifique-se de atualizar suas distribuições para a versão 43.3 assim que chegar aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux. A próxima atualização planejada, GNOME 43.4, está prevista para meados de fevereiro de 2023.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.