GNOME 44 deve chegar em 22 de março de 2023

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O navegador da web Epiphany (GNOME Web) finalmente foi portado para o GTK 4 e o editor de texto Gedit está de volta. Estas são duas grandes novidades do ambiente de desktop GNOME 44 que deve chegar em 22 de março de 2023.

Enquanto você provavelmente está aproveitando seu ambiente de área de trabalho GNOME 43, os desenvolvedores do GNOME já estão trabalhando duro no próximo lançamento principal, o GNOME 44, que será lançado no final de março de 2023 com mais novos recursos e aprimoramentos.

É isso mesmo, o GNOME 44 está chegando em alguns meses como mais uma grande atualização na série GNOME 40 deste popular ambiente de desktop para distribuições GNU/Linux.

O cronograma de lançamento foi publicado há algum tempo, sugerindo uma data de lançamento final de 22 de março de 2023.

Aqui está o cronograma oficial de lançamento do GNOME 44 :

  • GNOME 44 Alpha – 7 de janeiro de 2023
  • GNOME 44 Beta – 11 de fevereiro de 2023
  • GNOME 44 RC – 4 de março de 2023
  • Final do GNOME 44 – 22 de março de 2023

Como você pode ver, a versão alfa de pré-lançamento do GNOME 44 está chegando e deve sair no final da semana, de acordo com o cronograma de lançamento. No entanto, espero que chegue um pouco mais tarde, provavelmente em meados de janeiro, pois o desenvolvimento é lento devido às festas de fim de ano.

Quanto aos novos recursos a serem implementados no GNOME 44, é muito cedo para falar sobre eles. No entanto, parece que o navegador Epiphany (GNOME Web) finalmente obteve uma porta GTK 4 (como você pode ver na captura de tela abaixo), juntamente com as preferências do WebExtensions e outras melhorias, bem como muitos ajustes e correções.

GNOME 44 deve chegar em 22 de março de 2023

GNOME 44 deve chegar em 22 de março de 2023

O editor de texto Gedit da velha escola também está aparentemente voltando, pois está sendo mantido ativamente nos dias de hoje. Na verdade, o Gedit 44.1 já está disponível para download no Flathub com uma barra de status renovada e a capacidade de expandir ou recolher itens ao pressionar a tecla direita ou esquerda no plug-in File Browser.

À medida que mais recursos forem revelados durante o ciclo de desenvolvimento, atualizarei este artigo ou escreverei novos.

Enquanto isso, se você estiver usando a série de ambientes de desktop GNOME 43 ou 42, fique atento aos próximos lançamentos pontuais do GNOME 43.3 e GNOME 42.8 que devem sair este mês.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.