GNOME 44 deverá ter buffer triplo dinâmico

Por mais de dois anos, a Canonical vem trabalhando em buffer triplo dinâmico para a área de trabalho GNOME com o compositor Mutter. Esse buffer triplo quando necessário pode aumentar drasticamente o desempenho da área de trabalho, especialmente em casos como gráficos integrados da Intel e placas Raspberry Pi. O trabalho de buffer triplo ainda não recebeu atualizações, mas a esperança é que finalmente esteja pronto para inclusão upstream com o GNOME 44. Então, o GNOME 44 deverá ter buffer triplo dinâmico.

Embora o suporte dinâmico de buffer triplo não tenha sido upstreamed, o Ubuntu carrega os patches desde o Ubuntu 22.04 LTS como parte de seus pacotes Mutter para a distribuição. Outros, como o Debian, também carregam os patchespara melhorar a experiência da área de trabalho ao precisar forçar a GPU a aumentar seu estado de desempenho para avançar na velocidade de renderização.

Daniel Van Vugt, da Canonical, compartilhou na atualização de status da área de trabalho do Ubuntu desta semana que, depois de trabalhar para corrigir alguns problemas e aprofundar a discussão sobre o buffer triplo, está ficando “mais perto de aterrissar no Mutter 44”. Ainda não está na linha de chegada e pode perder o ciclo GNOME 44, mas pelo menos até agora ele parece otimista de que o trabalho pode finalmente chegar ao upstream no GNOME 44.

GNOME 44 deverá ter buffer triplo dinâmico

Os últimos patches dinâmicos de buffer triplo do Mutter podem ser encontrados através deste MR com os patches mais recentes atualizados apenas alguns dias atrás. Também é necessário um trabalho relacionado, como o KMS, unificando o gerenciamento de buffer e mantendo apenas os buffers que serão digitalizados.

O congelamento da interface do usuário do GNOME 44, congelamento de recursos e congelamento de API/ABI está chegando em meados de fevereiro, que é o ponto que precisaria chegar antes. A versão estável do GNOME 44.0, entretanto, deve acontecer em 22 de março. Veremos se o buffer triplo dinâmico finalmente atinge esse ciclo.

Mir 2.11 lançado com uma correção em torno do uso do XWayland

Uma nova versão do Mir foi lançada, que nos últimos anos tem servido como um compositor Wayland e usado para vários casos de uso de nicho, como espelhos de exercícios inteligentes e outras implementações de IoT e do tipo quiosque .O Mir 2.11 é o novo lançamento desta semana e, embora seja o primeiro lançamento do ano novo, é pequeno. 

O Mir 2.11 simplesmente observa que o Miroil limpou seu código de buffer e se alinhou melhor com o QtMir upstream. A única outra mudança é consertar um erro fatal do Mir que se resumia a uma condição de corrida com o XWayland. Este erro fatal foi observado ao executar o software Audacity no desktop/compositor de exemplo EGMDE Mir.

Isso é tudo para as alterações observadas com esta atualização do Mir 2.11. O download das fontes do Mir 2.11 está disponível no GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile