GNOME 44 terá versão estável na próxima semana

O ambiente de desktop estará no Ubuntu e no Fedora Workstation por padrão.

O lançamento do GNOME 44 está previsto para a próxima semana, em 22 de março, e será o ambiente de desktop padrão do Fedora Linux 38, que será lançado no final de abril ou início de maio de 2023, bem como do Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster), que deve chegar no dia 20 de abril. Portanto, o ambiente de trabalho GNOME 44 terá versão estável na próxima semana.

Embora pareça praticamente igual aos lançamentos anteriores da série GNOME 40, o próximo lançamento do GNOME 44 traz muitas melhorias menores aqui e ali para tornar sua experiência de área de trabalho GNOME mais agradável e, com sorte, mais produtiva.

O recurso Configurações rápidas introduzido no GNOME 43 foi aprimorado e as novas alterações devem agradar. Por exemplo, cada botão agora tem uma descrição para ver facilmente seu status e o botão Bluetooth agora tem um submenu para que você possa conectar ou desconectar periféricos com mais facilidade e rapidez.

GNOME 44 terá versão estável na próxima semana e vem com muitas novidades

Além disso, como você pode ver na terceira captura de tela acima, há um novo recurso em Configurações rápidas chamado Aplicativos em segundo plano, que aparece sempre que os aplicativos são executados em segundo plano sem uma janela visível. Os aplicativos em segundo plano podem ser fechados por meio do novo recurso, que permite verificar se os aplicativos estão em execução ou não.

Muitas mudanças interessantes são implementadas no aplicativo Configurações. Por exemplo, agora é (finalmente) possível adicionar uma VPN WireGuard a partir do painel Rede, você pode compartilhar facilmente uma conexão Wi-Fi com um dispositivo móvel usando códigos QR no painel Wi-Fi e é muito mais fácil escolher um localização no painel Data e hora.

Além disso, a página Sobre agora (finalmente) mostra a versão do kernel de sua distribuição, e os painéis Acessibilidade e Som têm um novo design que será adaptado a outros painéis Configurações em versões futuras do GNOME.

A loja de aplicativos GNOME Software também recebeu algumas mudanças interessantes, como uma nova opção em Preferências para mostrar apenas aplicativos de código aberto e gratuitos (desativados por padrão), bem como a capacidade de remover automaticamente runtimes Flatpak não utilizados para economizar espaço em disco.

Exibição de lista

Outra mudança interessante da qual você já deve ter ouvido falar é a implementação de uma visualização em grade (finalmente) no seletor de arquivos para aplicativos que usam o seletor de arquivos GTK padrão. A exibição padrão continua sendo a exibição de lista, mas agora, com um simples clique, você pode alternar para a exibição de grade para abrir mais rapidamente os arquivos de que precisa.

Obviamente, o GNOME 44 traz muitas outras alterações ocultas para um melhor desempenho geral, bem como uma infinidade de outras melhorias menores e alterações de polimento para tornar sua experiência de área de trabalho do GNOME melhor.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile