GNOME 45.2 vem com várias correções e melhorias de desempenho

Esta versão atualiza os aplicativos GNOME Shell, Mutter, Nautilus, File Roller, GNOME Software, GNOME Maps, GNOME Disks e Loupe.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

Acaba de sair a versão do GNOME 45.2 e que vem com várias correções e melhorias de desempenho. O Projeto GNOME lançou hoje o GNOME 45.2 como a segunda atualização de manutenção da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga”, trazendo mais correções de bugs, melhorias de desempenho e traduções atualizadas.

O GNOME 45.2 está aqui mais de cinco semanas após o GNOME 45.1 e melhora o componente GNOME Shell otimizando a pesquisa de aplicativos, melhorando o estilo de alto contraste e adicionando suporte para um campo “nome da versão” nas metainformações da extensão, já que as extensões do GNOME Shell agora suportam um personalizado string “nome da versão”.

Com esta atualização, o GNOME Shell agora mostra a caixa de diálogo de preferências somente após o carregamento de uma extensão. Além disso, um problema de desempenho causado por vazamentos repetidos de sinal foi resolvido, e um problema com o backspace do teclado na tela travando também foi corrigido, junto com a navegação por seta nos resultados da pesquisa.

O GNOME 45.2 também atualiza a janela Mutter e o gerenciador composto para melhorar o suporte para tablets no X11 e para desabilitar o cursor de hardware quando inibido pelo backend. Uma falha e alguns outros bugs também foram resolvidos no Mutter 45.2.

O gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) recebeu suporte para detectar desmontagem em algumas montagens não nativas, suporte para expansão de tipos e tamanhos na caixa de diálogo Propriedades, uma correção para uma falha que ocorreu ao visualizar as propriedades da imagem, bem como uma falha que ocorreu quando reconecta-se a um servidor remoto.

GNOME 45.2 vem com várias correções e melhorias de desempenho

O visualizador de imagens Loupe 45.2 também está incluído na versão GNOME 45.2 com ordenação aprimorada de imagens após a exclusão de imagens para que não confunda mais os usuários, atalhos de teclado aprimorados para mostrar corretamente os gestos de deslizar e a capacidade de mostrar uma imagem ao recarregá-la após um erro.

GNOME 45.2 vem com várias correções e melhorias de desempenho

Também atualizado no GNOME 45.2 está o jogo de tabuleiro GNOME Sudoku 45.3, que agora ajuda usuários daltônicos ajustando a cor vermelha do aviso para ficar mais brilhante, e o File Roller (Archive Manager) 43.1, que melhora o suporte ao pacote DEB e ao Google Drive.

Uma nova versão do gnome-bluetooth (42.7) também está presente na versão GNOME 45.2 para corrigir bugs que impediam o servidor Obex Push de aceitar automaticamente arquivos de dispositivos emparelhados, o que poderia fazer com que a chave de conexão nos dispositivos conectados parecesse fora de sincronia com o estado da conexão.

A extensão Window List foi aprimorada para permitir que os botões sejam clicáveis ??na borda da tela e corrigir a visibilidade inicial da visualização, esta última também sendo corrigida na extensão Workspace Indicator. Além disso, o aplicativo GNOME Text Editor 45.1 inclui correções para estilos de linha nas preferências e comparação aprimorada das alterações em um documento após ocorrer uma operação “Salvar como”.

Por último, mas não menos importante, o GNOME 45.2 inclui o xdg-desktop-portal-gnome 45.1 com a capacidade de enviar URIs de arquivos remotos como URIs FUSE locais, suporte para exposição org.gnome.desktop.calendar através do portal Configurações, várias correções para screencast e captura de entrada, bem como outras mudanças.

Aplicativos como GNOME Software, GNOME Maps e GNOME Disks também foram atualizados nesta versão, mas com pequenas alterações ou traduções atualizadas. Para mais detalhes, confira o changelog completo aqui.

O GNOME 45.2 em breve chegará aos repositórios de software estáveis ??de várias distribuições populares do GNU/Linux, portanto, certifique-se de atualizar suas instalações regularmente. O próximo lançamento pontual, GNOME 45.3, está agendado para o início de janeiro de 2024, juntamente com a versão alfa do GNOME 46.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.