GNOME Builder apresentará atalhos personalizados

Conheçam as novidades desta semana.

O lançamento do GNOME 44 está chegando, e isso significa que as novidades que chegam em breve ainda podem ser apresentadas, mas as que demorarem um pouco mais terão que esperar pelo GNOME 45 que chegará depois do verão. Uma mudança que veio com o tempo é que o Builder ganhará suporte para adicionar atalhos personalizados. Alguns atalhos existentes podem ser substituídos na caixa de diálogo de preferências. Um menu pop-up e uma janela de teclado refletirão as alterações feitas pelo usuário (captura de cabeçalho).

Entre as demais novidades, um novo app que chega ao GNOME Circle. Este é o Clairvoyant, um aplicativo que fornecerá respostas físicas às nossas perguntas. O ícone é o de uma bola 8, e age mais ou menos como aquelas bolas que você move e dá uma resposta aleatória. O resto das notícias desta semana estão na lista a seguir.

GNOME Builder apresentará atalhos personalizados. Esta semana no GNOME

  • Libadwaita 1.3 já está disponível. A nota de lançamento, ou melhor, a lista completa de alterações, está disponível neste link.
  • Read It Later 0.3.0 chegou esta semana. É um cliente para Wallabag, um serviço que permite salvar artigos para ler mais tarde. Esta versão destaca que foi carregada para GTK4, bugs foram corrigidos e traduções foram adicionadas. Se você está procurando uma alternativa, o Pocket é o melhor e também é propriedade da Mozilla.
  • Eu tinha o Converter v2023.3.0 agora disponível como uma versão estável. A mudança mais importante é que ele foi completamente reescrito em C#, o que o torna melhor em muitas áreas, como desempenho. Além disso, playlists inteiras agora podem ser baixadas, há um novo sistema de fila para gerenciar downloads e a interface foi redesenhada. Além disso, agora também está disponível para Windows.
  • A versão mais recente do Portofio já está disponível após uma pausa em seu desenvolvimento. Esta atualização inclui grandes correções de bugs, pequenos ajustes e algumas melhorias visuais.
  • O Fractal 4.4.2 foi lançado e agora está disponível no Flathub. Fractal é um cliente para a rede de mensagens Matrix projetado para ter uma boa aparência no GNOME, para o qual usa o GTK. Embora não haja novidades, esta atualização torna o Fractal compatível com novas versões de suas dependências. Isso significa que sua versão flatpak agora é baseada no tempo de execução do GNOME 43, pouco antes do lançamento da próxima versão do desktop. Seus desenvolvedores aproveitaram para falar sobre o próximo grande lançamento, o Fractal 5, que contará com novidades como envio de recibos de leitura e atualização do marcador de leitura completa. A versão beta está próxima.

Finalmente implementamos um dos recursos ausentes mais irritantes: enviar confirmações de leitura e atualizar o marcador de conclusão de leitura. O que é duplamente legal sobre isso é que agora estamos a apenas um recurso de ser livre de regressão em comparação com nossa versão estável (e uma solicitação de mesclagem está aberta para a última)!

Isso significa que uma versão beta está chegando, mas também temos sérios problemas de desempenho para resolver primeiro. Esperamos que a mudança para o novo back-end da loja atualmente em desenvolvimento no Matrix Rust SDK corrija alguns deles, mas ainda precisamos investigar adequadamente como podemos melhorar a situação.

  • Denaro v2023.3.0-beta2 inclui:
    • Mais personalizações para a moeda personalizada de uma conta, como decimais e separadores.
    • Capacidade de adicionar uma senha a um PDF exportado.
    • Melhorias na importação de arquivos QIF, que corrigiu um problema que impedia a importação de arquivos em sistemas que não falam inglês, e OFX, que corrigiu um bug em que os arquivos não podiam ser importados com segurança.
    • Corrigido um problema em que a edição de transações com uma receita poderia causar a falha do aplicativo.
    • A interface foi reconstruída usando blueprint.
  • As extensões Collosseum e krypto receberam suporte para o GNOME 44.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile