GNOME Console pode substituir o terminal GNOME do Ubuntu 22.10

Em maio, saiu uma proposta do engenheiro de software de desktop da Canonical, Jeremy Bicha, para usar o novo GNOME Console como o aplicativo de terminal padrão no Ubuntu 22.10, substituindo o GNOME Terminal. Essa mudança padrão ainda não aconteceu na prática. No entanto, algumas melhorias necessárias ocorreram no pacote gnome-console do Ubuntu Kinetic antes dessa possível mudança.

proposta de maio é usar o GNOME Console no lugar do GNOME Terminal como o aplicativo de terminal padrão, seguindo a recomendação de upstream do GNOME 42

O GNOME Console é mais minimalista que o GNOME Terminal. Por outro lado, há suporte a preferências de estilo escuro, suporte a transparência nativa para o GNOME Console, notificações para comandos de longa duração, alterações de cores da interface do usuário para terminais root/sudo e outros aprimoramentos. O GNOME Console também foi recentemente portado para o kit de ferramentas GTK4.

Um problema de bloqueio, porém, foi o GNOME Console não suportar a noção de abrir novas guias no diretório de trabalho da guia atual. Na semana passada, um patch foi adicionado ao pacote GNOME Console do Ubuntu 22.10 para resolver esse problema, bem como para integração de distro, permitindo que o x-terminal-emulator aponte para o gnome-console. O pacote nautilus-extension-gnome-console também é definido como uma recomendação ao instalar o gnome-console.

GNOME Console pode substituir o terminal GNOME do Ubuntu 22.10

GNOME Console pode substituir o do terminal GNOME do Ubuntu 22.10.

Portanto, embora nenhuma alteração padrão tenha sido feita ainda e o GNOME Console não esteja instalado por padrão nas compilações diárias mais recentes do Ubuntu 22.10, com esses itens agora limpos, veremos se essa alteração de terminal padrão ainda acontece para o Ubuntu 22.10. Para aqueles curiosos, aqui está um lado a lado do GNOME Terminal e do GNOME Console com o estado diário mais recente do Ubuntu 22.10:

Nesta fase, o GNOME Console tem principalmente melhorias sutis em relação ao GNOME Terminal. É o caso do suporte à translucidez e a diferença de cores ao executar comandos sudo/root:

Dada a recomendação upstream do GNOME, espere que outras distribuições Linux comecem a fazer a transição do gnome-terminal para o gnome-console daqui para frente.

Enquanto isso, outra alteração padrão do aplicativo GNOME que já foi feita para o Ubuntu 22.10 está substituindo o Gedit pelo GNOME Text Editor:

Aguarde o lançamento do Ubuntu 22.10 em 20 de outubro com os componentes de desktop GNOME mais recentes. Assim, ele deve trazer muitas outras melhorias em todo o sistema operacional.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile