GNOME desenvolve Bonsai para a sincronização de dispositivos

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

O desenvolvedor Christian Hergert, da Red Hat, promete um grande feito para o ambiente gráfico GNOME. Christian já conhecido pelo trabalho no GNOME Builder IDE. No entanto, recentemente, ele invadiu uma nova seara e anunciou que desenvolve o novo projeto chamado Bonsai voltado especificamente para a sincronização de dispositivos. Ele tem por objetivo ser um serviço de sincronização de vários dispositivos focado no GNOME. Além disso, o Bonsai deve funcionar de uma forma semelhante a uma nuvem pessoal.

O Bonsai é um daemon e uma biblioteca compartilhada para fornecer e consumir serviços pessoais semelhantes à nuvem. O público-alvo são usuários da área de trabalho do GNOME com vários dispositivos para os quais gostariam que seu conteúdo fosse sincronizado.

GNOME desenvolve Bonsai para a sincronização de dispositivos em forma de nuvem pessoal

A breve descrição de Hergert sobre o Bonsai se resume a

Emparelhar seus dispositivos Linux, APIs de desenvolvedor para compartilhar arquivos, criar gráficos de objetos com sincronização parcial entre dispositivos, transações, índices secundários, rebasing e muito mais sobre GVariant e LMDB. -device services. Ferramentas para criar serviços para vários dispositivos sem nuvens.

Como Hergert explicou em seu blog, ele começou a invadir este software para ajudar na sincronização de arquivos em seus vários dispositivos. Neste ponto, ainda está na maturidade experimental do projeto, mas pronto o suficiente para atrair novos desenvolvedores.

Uma observação é que eu quero acessar meus arquivos e dados de aplicativos em todos os meus dispositivos de computação, mas não quero armazenar esses dados em computadores de outras pessoas. Eu tenho computadores, eles têm acesso à Internet, não precisaria usar uma nuvem de multilocação se estiver executando tanto Software Livre quanto eu. Mas, para ser competitivo, precisa ser mais fácil do que as alternativas.

Mas para criar isso, preciso de algumas camadas fundamentais para criar aplicativos no topo. Vou precisar acessar arquivos usando todas as APIs de arquivos GIO que amamos (GFile, GFileEnumerator, GIOStream, etc.). Também precisarei da capacidade de ler e gravar dados de aplicativos de uma maneira que possa ser compartilhada entre dispositivos que nem sempre estão conectados ao meu Wi-Fi doméstico. Em particular, precisamos oferecer aos desenvolvedores ótimas ferramentas para criar aplicativos que suportem nativamente a sincronização de dispositivos, continua Christian.

Ainda não fazem parte do projeto GNOME

O bonsai, nesta fase, não são um projeto oficial do GNOME, mas ele é hospedado como parte de seu GNOME Gitlab e o anuncia para ajudar a área de trabalho do GNOME a ajudar na sincronização de vários dispositivos do armazenamento de arquivos e potencialmente no futuro mail, calendar, TODO, photos, music, videos, search, migração do sistema, VPN, e outras áreas.

Bonsai parece que poderia ser um projeto interessante para ter em 2020 para usuários do GNOME.

Via Phoronix

Share This Article
Sair da versão mobile