in

GNOME e KDE se unem para trabalhar juntos!

Os anos se passaram e agora é hora dos maiores e mais populares ambientes do desktop Linux se unirem!

gnome-e-kde-se-unem-para-trabalhar-juntos

Há quem bata palmas para a novidade, como também, que torça o nariz. Mas, é fato consumado que os dois gigantes ambientes, o GNOME e o KDE  estão unidos em favor de melhorias. O Linux que ainda possui deu desktop fragmentado, ganha com a união das duas fundações.

A ideia é ter mais usuários, e despertar o interesse de mais usuário em favor do desktop Linux. O GNOME e o KDE fecharam a união e devem patrocinar o Linux App Summit (LAS) 2019. Assim, os grandes rivais de desktop Linux se juntam novamente para fazer uma conferência juntos.

Essa união já ocorreu a mais de uma década, e agora o novo tempo chegou. Diante disso, as duas organizações querem unir as comunidades e desenvolver um ecossistema de aplicativos que vá muito além da individualidade das distribuições, a ideia central é ampliar o mercado.

A junção do KDE e GNOME, é uma tentativa de impulsionar o crescimento do desktop Linux, e assim, criar aplicativos de qualidade mantendo um mercado vivo e com mais engajamento, especialmente dos desenvolvedores.

O que dizem o GNOME e o KDE?

O diretor executivo do GNOME, Neil McGovern, disse:

O LAS representa um dos muitos passos para um ecossistema de desktop próspero. Em parceria com o KDE, mostramos o desejo de construir o tipo de ecossistema de aplicativos que demonstra que o código aberto e o software livre são importantes; A tecnologia e a organização que construímos para conseguir isso são valiosas e necessárias.

Aleix Pol Gonzalez, vice-presidente do KDE eV, concordou:

Ao longo dos anos, construímos ótimas soluções que milhões de pessoas usam em todo o mundo. Foi quando trabalhamos juntos que conseguimos nos tornar maiores do que a soma das partes. Juntamente com o GNOME, contando com a colaboração de muitas distribuições e desenvolvedores de aplicativos, teremos a oportunidade de trabalhar lado a lado, compartilhar nossas perspectivas e oferecer a plataforma na qual a próxima geração de soluções será construída.

O especialista do KDE, Paul Brown, disse as guerras de desktop não precisam mais existir, e que faz mais sentido trabalhar em conjunto e reunir recursos. Também é muito importante lembrar que Linux Torvalds, disse que é uma boa ideia ter um desktop padronizado. Dito isso, ele acredita que se a mudança correr, deve atrair fabricantes de desktops, desenvolvedores. Por fim, acredita que atrairá mais usuários do que apenas os hardcore do Linux.

Fonte zdnet 

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Google Project Zero diz que 95,8% de todos os bugs são corrigidos antes de vencer o prazo

Google Project Zero diz que 95,8% de todos os bugs são corrigidos antes de vencer o prazo

Rocket League no Linux: D9VK versus Linux Nativo

Rocket League no Linux: D9VK versus Linux Nativo