GNOME facilita rastreamento de aplicativos em segundo plano em execução

Confira as novidades que devem fazer parte deste ambiente de trabalho.

Uma alteração pendente no GNOME Shell facilitará o monitoramento de aplicativos em execução em segundo plano que, de outra forma, não são apresentados visualmente neste momento na área de trabalho. Na verdade, GNOME facilita rastreamento de aplicativos em segundo plano em execução.

Alguns meses atrás, o desenvolvedor Georges Basile Stavracas Neto adicionou monitoramento de aplicativos em segundo plano ao xdg-desktop-portal do Flatpak para expor aplicativos executados em segundo plano via D-Bus para que os desktops possam desenvolver interfaces mais ricas em torno dos aplicativos executados em segundo plano. Isso foi motivado por alguns modelos de design do GNOME por serem capazes de representar visualmente aplicativos em execução que, de outra forma, não seriam representados por uma GUI.

GNOME facilita rastreamento de aplicativos em segundo plano em execução

Georges Basile Stavracas Neto seguiu há alguns dias com uma solicitação de mesclagem do GNOME Shell para mostrar os aplicativos em segundo plano em execução no menu de configurações rápidas do shell. 

Quaisquer aplicativos/serviços em segundo plano registrados no xdg-desktop-portal serão exibidos no menu de configurações rápidas do GNOME para facilitar o gerenciamento, como serviços VPN.

Até o presente momento, a solicitação de mesclagem ainda não chegou. No entanto, parece que pode estar no caminho certo, já que está sendo rapidamente iterada e abordando o feedback de outros desenvolvedores.

PENDÊNCIA:

  • Adicione uma maneira de os aplicativos definirem um status
  • Revise o uso do portal de acesso
  • Ajuste fino os tempos de sono e o período de carência.

GNOME 43.3 tem pequenas correções para mapas e software GNOME

O Projeto GNOME lançou neste final de semana o GNOME 43.3. Como a numeração indica, esta é a terceira atualização de manutenção para a mais recente série estável GNOME 43 deste ambiente de área de trabalho amplamente usado. Além disso, é um lançamento que traz algumas pequenas correções de bugs e aprimoramentos. Assim, o GNOME 43.3 tem pequenas correções para mapas e software GNOME.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile