in

GNOME Firmware é lançado oficialmente

Objetivo é facilitar a atualização do firmware no Linux. A primeira versão estável já está disponível para download.

GNOME Firmware é lançado oficialmente

Apenas duas semanas após sua apresentação inicial, o utilitário GNOME Firmware foi oficialmente lançado como parte da série de ambientes de desktop GNOME 3.34. Prometendo facilitar a implantação de atualizações de firmware, o GNOME Firmware é um aplicativo gráfico para usuários avançados. Assim, ele permite procurar por um novo firmware para seus dispositivos, atualizar ou fazer o downgrade do firmware atual, bem como instalar um novo firmware. Então, o GNOME firmware é lançado oficialmente.

O firmware do GNOME foi desenvolvido como um utilitário opcional para usuários do GNOME, bem como usuários de outros ambientes de desktop.

O firmware do GNOME foi projetado para ser uma ferramenta de usuário avançado não instalado por padrão para investigar, atualizar, fazer o downgrade e reinstalar o firmware, disse Richard Hughes em um post no blog. O GNOME Software continuará sendo usado para atualizações como antes. Os serviços de assistência técnica dos fornecedores podem solicitar aos usuários que instalem o Firmware GNOME em vez de fazer com que eles analisem a saída da linha de comando.

A primeira versão do Firmware GNOME será capaz de:

  • exibir todos os metadados de dispositivos suportados pelo utilitário fwupd;
  • permitir que os usuários instalem, reinstalem ou façam o downgrade do firmware do hardware suportado;
  • desbloqueiem hardware como TPMs (Trusted Platform Modules);
  • e habilitem automaticamente o LVFS (Linux Vendor Firmware Service) e atualize os metadados.

Aplicativo de firmware GNOME é lançado oficialmente. Agora disponível no Flathub

GNOME Firmware é lançado oficialmente

O firmware do GNOME é apoiado pelo daemon de código aberto fwupd 1.3.1, lançado recentemente, para gerenciar a instalação de atualizações de firmware em sistemas operacionais baseados em Linux, um utilitário que também é mantido por Richard Hughes. O fwupd 1.3.1 facilita a compilação do firmware GNOME. Assim, você só precisa compilar a biblioteca libfwupd para que o aplicativo funcione conforme o esperado.

No entanto, os usuários podem instalar o Firmware GNOME agora no repositório Flathub, se quiserem levá-lo para um test drive. A instalação é fácil e leva apenas alguns segundos. Depois de instalado, você poderá ver todo (ou a maioria) do seu hardware e atualizar o firmware, se necessário. Da mesma forma, se novas compilações estiverem disponíveis pelos fornecedores suportados.

Com o tempo, o Firmware GNOME será incluído por padrão no ambiente de área de trabalho GNOME. No entanto, por enquanto precisa de uma interface de usuário muito refinada e provavelmente de mais alguns recursos para completá-lo. Obviamente, também precisa de traduções. Então, qualquer pessoa que possa ajudar os desenvolvedores será bem-vinda ao contribuir. Mais detalhes sobre o firmware GNOME estão disponíveis no GitLab.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Nasa libera vários programas para download grátis

Nasa libera vários programas para download grátis

Oracle Open World 2019: Ellison afirma 'nuvem totalmente autônoma' como objetivo

Oracle Open World 2019: Ellison afirma ‘nuvem totalmente autônoma’ como objetivo