Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias Linux

24/05/2021 às 08:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

GNOME Human Interface Guidelines é atualizado para GTK4

GNOME Human Interface Guidelines é atualizado para GTK4

As Diretrizes de Interface Humana do GNOME (GNOME Human Interface Guidelines ou simplesmente “HIG”) estão em processo de atualização em torno do kit de ferramentas GTK4 e de novos componentes como libadwaita e libhandy. Além de novos componentes de software como GTK 4 e libhandy, em comparação com as diretrizes atuais, o GNOME introduziu desde então novos aplicativos de design e outras melhorias, juntamente com convenções de design do GNOME que amadureceram fundamentalmente nos últimos anos.

Allan Day daRed Hat tem sido parte do esforço para modernizar as Diretrizes de Interface Humana do GNOME e garantir que elas sejam relevantes e otimizadas para o recém chegado GNOME 40.

As Diretrizes de Interface Humana do GNOME são a principal fonte de documentação de design UX para o GNOME. Esta versão substitui a versão anterior que foi hospedada como parte do módulo gnome-devel-docs. O HIG é escrito em reStructuredText, gerado usando sphinx, e hospedado usando páginas Gitlab. Ele pode ser visto on-line aqui.

As atualizações HIG pendentes oferecem conselhos sobre o uso de novos widgets, painéis de utilidade, orientação sobre o uso de dicas de ferramentas, melhor acessibilidade e muito mais. Quem está curioso sobre esse trabalho de 2021 que está sendo feito no GNOME HIG pode ler este post no blog do Allan.

GNOME Human Interface Guidelines é atualizado para GTK4

GNOME Human Interface Guidelines é atualizado para GTK4

Nas últimas semanas, estive trabalhando em uma grande atualização para as Diretrizes de Interface Humana do GNOME (HIG). As motivações para este trabalho foram variadas. O HIG está bastante desatualizado, tanto em relação à prática de design contemporâneo, quanto às capacidades da plataforma GNOME, e por isso precisava de atualização. Mas também queríamos melhorar a qualidade da orientação de design que oferecemos, e fazer um trabalho muito melhor na integração de nossos documentos de design com o resto da plataforma de desenvolvedores.

Como parte dessas mudanças, grandes partes do HIG foram reestruturadas, e a grande maioria do conteúdo foi reescrita em certa medida. Ele também foi expandido para cobrir uma maior variedade de tópicos, incluindo nomeação de aplicativos, ícones de aplicativos, estilo de interface do usuário, acessibilidade e dicas de ferramentas.

Também mudamos a forma como o HIG está hospedado. Agora tem seu próprio projeto no Gitlab, usa uma linguagem de marcação leve, e tem seu próprio site que é atualizado automaticamente para refletir as últimas mudanças. Isso torna uma proposta muito mais atraente para os contribuintes, e já estamos vendo o número de contribuintes aumentar.

No momento, essas diretrizes de design provisórias para o software GNOME estão sendo hospedadas neste site do GNOME Gitlab.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.