GNOME melhora desempenho multitarefa do Wayland

GNOME melhora desempenho multitarefa do Wayland

Um dos meus maiores problemas com o uso do GNOME Shell no Wayland tem sido o desempenho lento de vários monitores com a exibição de dois monitores 4K na estação de trabalho principal. Felizmente, o GNOME está se aproximando para resolver esse problema fundamental e isso pode acontecer possivelmente com esse ciclo atual do GNOME 3.34. Portanto, o GNOME melhora desempenho multitarefa do Wayland.

O GNOME tem sido terrivelmente lento em experiências com várias configurações multi-head quando rodando em Wayland. No entanto, sob o X11 o desempenho tem sido ótimo. Houve algumas melhorias com o tempo que tornaram a experiência mais fluida. Porém, isso está em sintonia com os aprimoramentos gerais de desempenho do GNOME Shell/Mutter Wayland e outros trabalhos. Felizmente, o desenvolvedor do GNOME, Daniel Van Vugt, da Canonical, revisitou alguns de seus pedidos abertos de mesclagem.

Além de ver o trabalho na semana passada para evitar pular o quadro reduzir o atraso na saída do X11 , ele também conseguiu mesclar um de seus patches de pré-requisito para, em última instância, melhorar a experiência do Wayland de vários monitores.

Problema de desempenho multitarefa do Wayland é antigo no GNOME

Mesclado era a contagem de referência de buffers frontais , um MR que estava aberto há um ano e importante para o futuro, embora não fosse útil por si só hoje.

Essa contagem de referência é um trampolim para resolver o grande problema de Mutter # 3 do ano passado. Esse ticket está relacionado ao fraco desempenho de Wayland de vários monitores. Além disso, descobriu-se que metade do tempo que o GNOME Shell gasta está dentro de meta_monitor_manager_kms_wait_for_flip ao executar dois monitores.

Com dois monitores, o gnome-shell gasta cerca de metade de seu tempo (real) bloqueado em meta_monitor_manager_kms_wait_for_flip … O problema é que com dois monitores separados eles nunca estarão em fase um com o outro. Mesmo que tenham a mesma frequência, você pode passar a maior parte do tempo esperando a condição de zeros pendentes. Ou 50%, em média. Espero que este bug explique vários relatórios de erros anteriores sobre o desempenho de vários monitores nas sessões do Wayland. Particularmente quando uma janela ocupada ou arrastada se sobrepõe a vários monitores.

Agora vamos esperar que o problema seja resolvido pelo GNOME 3.34 em setembro.

DisplayLink deve funcionar bem no Wayland com o GNOME 3.32.1+

Para aqueles com adaptadores DisplayLink para dispositivos de exibição acionados por USB ou dispositivos como o ZenScreen, o suporte para o Wayland deve estar em melhor situação com o GNOME 3.32.1 (ou mais recente), inclusive se estiver usando os drivers proprietários da DisplayLink.

A partir do GNOME 3.32.1, aqueles com hardware DisplayLink devem estar em boa forma para o suporte da Wayland. Isso depois que o GNOME 3.32 fez muitas melhorias básicas em torno do suporte a múltiplas GPUshot plug-ups de GPU e outras melhorias de infraestrutura para beneficiar os gostos dos monitores com DisplayLink USB.

Porém para o lançamento do GNOME 3.32, existe essa correção para evitar uma falha na inicialização do EGL com configurações de multi-GPU. Essa correção está no GNOME 3.32.1 para garantir um estado operacional para o DisplayLink no GNOME no Wayland. Essa correção também foi relatada para o Ubuntu 19.04, então o suporte DisplayLink está em boa forma lá.

Sair da versão mobile